Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um olhar sobre a leitura rítmica : estratégias de ensino-aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art. 11 Pinto.pdf2.25 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente investigação incide na utilização de estratégias variadas e do conhecimento de estilos de aprendizagem, no Ensino Especializado da Música, em regime presencial e à distância. A problemática que se pretende estudar parte das difculdades de aquisição da leitura rítmica verifcadas em contexto de sala de aula, tendo, deste modo, se recorrido a uma investigação-ação. Em primeiro lugar, questionou-se se o estilo de aprendizagem individual potencia o surgimento de entraves ao desenvolvimento da competência de leitura rítmica e de que forma a implementa-ção de estratégias de ensino-aprendizagem poderão ser um recurso para colmatar estas difculda-des. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados: refexões da prática pedagógica, inquéritos por questionário, testes de estilo de aprendizagem, e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. As estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos da amostra em estudo, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.
Abstract : The current investigation focuses on the usage of diferent strategies and learning styles in Music Teaching, by attendance or at a distance, throughout the COVID pandemic. The main question stems from the low rhythmic reading skills verifed in the classroom context, answered by a researchaction. Firstly, the question of if an individual learning style boosts the appearance of blockages to the development of rhythmic reading skills and in which way the implementation of teaching-learning strategies could be a resource to fght such adversities was posed. The following were used as tools for data collection: refexions in pedagogical practice, questionnaires, learning style tests and oral evaluations before and after the implementation of the selected strategies. The adopted strategies led to a fruitful development of the rhythmic reading skills of the students in the studied sample, in which those same skills had been conditioned by individual learning styles.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Formação musical Leitura rítmica Pedagogos Estilos de aprendizagem Supervised teaching practices Musical formation Rhythmic reading Pedagogues Teaching styles

Pedagogical Context

Citation

PINTO, Ana ; CASTILHO, M.L.C. (2022) - Um olhar sobre a leitura rítmica: estratégias de ensino-aprendizagem. In RAPOSO, D., ed. [et al.] - Investigação e ensino em design e música. Castelo Branco : IPCB. p. 104-113. (Convergências Research Books ; vol. III).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue