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- Um trajeto musical pela sonoridade das procissões em Castelo BrancoPublication . Castilho, M.L.C.A presente comunicação é resultado parcial de uma pesquisa ainda em curso no sentido de entender a ou as paisagens sonoras das procissões, ao longo dos tempos, em Castelo Branco. Através de um levantamento de informações, utilizando os periódicos e documentos vários pertencentes ao acervo da Biblioteca Municipal, Sé Catedral, Arquivo Municipal e Câmara Municipal, propõe-se delinear o percurso das procissões e as suas implicações com a atividade musical da cidade, desde o século XVIII ao princípio do século XX. A leitura destes documentos possibilitou o registo e posterior análise de informações sobre diversos eventos musicais, assim como os agentes que estiveram na origem do desenvolvimento desta atividade. Assim propõe-se contribuir para o resgate histórico da música em Castelo Branco.
- Os contributos do Projeto Ordo Christi para conhecimento e divulgação do património da Beira InteriorPublication . Castilho, M.L.C.; Silva, Ricardo J. Nunes da; Pinho, Joana; Neves, João Vasco; Raposo, Daniel; Desterro, Teresa; Paiva, Teresa Maria; Ramos, Elsa; Rodrigues, Joana; Serrão, Vitor; Grilo, FernadoO projeto do Ordo Chriti - Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zézere e o Tejo (séc. XV e XVI) procura contribuir para o estudo, valorização e divulgação do património artístico da Beira Interior que se encontra inerente à Ordem de Cristo.
- Manual de iniciação ao trombonePublication . Castilho, M.L.C.; Serra, Renato MartinsO artigo apresentado em seguida tem como raiz o Projeto de Investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Este projeto de investigação tem como tema “Manual de Iniciação ao Trombone Alto”, onde o principal objetivo foi a criação de um manual em português que reunisse toda a informação possível acerca da temática. Desta forma, procuraram-se entender as necessidades dos estudantes, as diferenças existentes entre o trombone tenor e alto, bem como a melhor forma de solucionar as adversidades apresentadas. A metodologia utilizada na investigação foi a pesquisa descritiva, baseando-se na recolha da informação existente na literatura. De forma a completar a informação, foi realizado um questionário a professores de renome nacional e internacional da área em questão. Posteriormente foi criado o Manual de Iniciação ao Trombone Alto, procedendo-se em seguida à sua validação através de docentes da área em questão.
- A pontuação métrica e semântica na música polifónica: cláusula e plano cadencialPublication . Castilho, M.L.C.O presente artigo pretende reunir, numa primeira parte, de uma forma sistemática, no contexto das fontes primárias de Teoria musical, dos séculos XVI e XVII, por nós seleccionadas, os fundamentos da pontuação métrica e semântica desempenhado pelas cláusulas nas obras polifónicas, para assim chegar a uma tipificação das mesmas. Numa segunda parte, estabelece-se as diferentes categorias e subcategorias das cláusulas e as respectivas particularidades, tendo sempre como referencia as obras do compositor português do século XVII, Manuel de Tavares, que contem composições para um só coro e composições policorais.
- O repertório sacro policoral seiscentista e a obra de Manuel de TavaresPublication . Castilho, M.L.C.Uma significativa parte da obra de Manuel de Tavares é em estilo policoral. Assim, neste artigo pretende-se caracterizar este tipo de linguagem, analisando os seus vários aspectos em geral e os de Manuel de Tavares em particular. Como a policoralidade é um fenómeno que se deu em distintos circuitos tenta-se ainda situar a obra deste compositor no contexto da península Ibérica e Internacional.
- Reflections on Linda Bustani’s piano methodologyPublication . Cannoud, Fernanda; Castilho, M.L.C.This article’s context is that of specialized teaching of piano music teaching (individual and group), at beginner, basic and professional levels. Considering the peculiarities of each location, we felt the need to record the applicability of the piano teaching methodology of Linda Bustani (1951-) with whom we studied directly. This methodology was published in a book entitled Falando de Piano com Linda Bustani e Luiz Eça [Speaking of Piano with Linda Bustani and Luiz Eça] by Moema Campos. It consists of basic work on the piano, which can be compared to that of a ballerina on the barre. According to Bustani, the trained hand prepares the pianist to achieve full technical mastery and thus be qualified for musical interpretation (Campos, 2017). Linda Bustani's piano teaching methodology, systematized in this article, has been applied by her since 1980 in Brazil, with significant success. Since the 2000s, we have developed this pedagogy as a piano teacher, applying it with students of different ages. We are currently working in Portugal, and we wonder if Linda Bustani's pianistic methodology has similarities with the approach used by teachers in Portugal. To this end, we developed a qualitative descriptive study, which used as data collection instruments, in addition to bibliographical and documentary research, a questionnaire survey to piano teachers. The results point to a similar pedagogical approach used by teachers, despite not knowing Linda Bustani's methodology.
- Investigação e ensino em Design e Música IIIPublication . Neves, João Vasco; Castilho, M.L.C.; Dias, Rui; Raposo, DanielEste livro é resultado do EIMAD 2022 – 8º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, que teve lugar de 7 a 8 de Julho, em Castelo Branco, Portugal. O livro inclui os artigos curtos, submetidos ao EIMAD 2022 e aprovados pelo processo de revisão por pares, dupla e cega. A conferência mantém a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do Design, da Música, das Artes e suas intersecções. Esta missão ganhou maior relevância com a COVID-19 e a atual situação geopolítica, uma vez que se repensam conceitos de mobilidade, das fronteiras terrestres e a globalização. O EIMAD 2022 adota um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente, o que poderá permitir o aumento da participação e o impacto do congresso. Participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional. Sem comprometer a incumbência de disseminar resultados e processos de investigação, em linhas específicas ou campos transdisciplinares, o EIMAD 2022 associa-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), promovido pela Comissão Europeia. O NEB tem um âmbito reformista centrando-se na resolução de problemas sociais e na transição climática da UE de modo mais estético, sustentável e inclusivo. As comunicações dos quatro keynote speakers estão alinhadas ao New European Bauhaus, bem como os artigos de diversos autores. Deste modo, este livro inclui resultados de investigação, diferentes abordagens, novos avanços de conhecimento sobre questões sociais e técnicas em Design, Música, Artes, relativas à prática profissional, ensino e educação. Os capítulos do livro estão organizados em três secções: – Design e Ensino do Design; – Música, Musicologia e Ensino de Música; – Áreas de Intersecção. Na primeira secção, encontramos capítulos com o propósito de compreender como as condições do contexto de ensino-aprendizagem impactam no ensino do design, face à abordagem de problemas complexos; uma proposta de um modelo conceptual de análise de tendências socioculturais, com vista à gestão visual de projetos em ambiente colaborativo; uma análise da efemeridade dos participantes da moda no Brasil; uma revisão do sentido e codificação das imagem como meios de comunicação; um caso de estudo sobre ilustrações de figurinos para teatro; um estudo sobre vestuário para idosos com limitações decorrentes de patologias degenerativas das articulações; uma proposta de ação de design social que liga a xilogravura à consciencialização ambiental através do design de superfície e, por fim, uma revisão da literatura sobre o branding das marcas de moda, particularmente a comunicação que mantém a relação com os consumidores e atrai novos clientes. No que diz respeito à segunda parte, está incluído um estudo sobre a canção como recurso didático e pedagógico facilitador do desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo; uma análise de diversas abordagens utilizadas na formação musical; uma investigação-ação sobre as dificuldades de aquisição da leitura rítmica verificadas em contexto de sala de aula; um estudo de caso descritivo sobre o Ensemble Dias de Música Electroacústica – Collegium Musicum Electroacústico; um estudo sobre processos de registo, classificação e expressão de informação de diferentes fontes para uso educativo, turístico e museológico. Já a terceira parte, inclui um estudo de caso sobre conceção e desenvolvimento de produtos personalizados, com recurso à tecnologia de fabrico aditivo, para apoiar indivíduos com limitações físicas na aprendizagem de instrumentos musicais, um estudo de caso sobre a obra do escultor Cesare Sighinolfi em Portugal, e por fim uma revisão da literatura e casos descritivos na interseção da escultura com a joalharia.
- O papel da técnica vocal na prática coralPublication . Castilho, M.L.C.; Costa, Ana Catarina SampaioA técnica vocal compreende todos os aspetos importantes para um bom desempenho coral. São aspetos como o fraseado, a musicalidade ou até as dinâmicas, que podem e devem não só ser trabalhados durante o aquecimento vocal, mas também a qualquer momento do ensaio, sempre que o diretor considerar pertinente. Nesta medida, este trabalho de investigação incide sobre a influência que esta tem na prática coral, focando-se em duas partes: a análise do aquecimento vocal e da sua estrutura e a análise da aplicação do aquecimento vocal nas aulas de coro dos alunos do Ensino Especializado da Música, através de um questionário realizado com o objetivo de compreender a sua opinião sobre a implementação do aquecimento vocal nas aulas de Coro, bem como de verificar se adquiriram ou não conhecimentos relativamente ao tema.
- Emotional intelligence and self-regulation in the teaching and learning process of music ensemble with singingPublication . Picado, Mariana Batista; Pereira, Cristina; Castilho, M.L.C.The motivation behind the development of the research project “Emotional Intelligence and Self-regulation in the teaching and learning process of Music Ensemble with singing” was the academic and professional background of one of the authors who, throughout her experience in the field of music, she became aware of the decisive role that Emotional Intelligence and Self-regulation play in performance - in classes, in individual/group study and in the performative context. The context of the curricular stage of the Master in Music Teaching – Singing and Music Ensemble, in the academic year 2020/2021, created the opportunity to design and implement the research project with a music ensemble – Estúdio Repertório de Canto e Correpetição – Chamber Music, composed of three singing students and one piano student. Music and Emotional Intelligence go “hand in hand” in the teaching and learning process, as one stimulates the other. The Teaching of Music could, therefore, be an opportunity for students to raise awareness of the emotions associated with music, understand their role in the creative and artistic dimension of musical performance, developing, in parallel, their cognitive and metacognitive skills, associating with “know how to do”. The main objectives of the research were: to understand the role of Emotional Intelligence and Self-regulation in learning processes; to promote Emotional Intelligence skills in the music teaching-learning process; design and implement strategies that promote self-regulation skills in learning; and evaluate the results through the monitoring and follow-up of the project, with a view to its reorientation. According to the context and objectives of the research, we organized the investigative process following the methodology of an action-research of a qualitative nature, making use of storytelling, focus group, questionnaires, interview and field notes for data collection. The analysis of results was supported by content analysis and data triangulation. As the most significant results, we highlight the fact that, through the chosen repertoire, a Performative Story was developed, inserting texts chosen or created by the students, movements (staging) and music, from a context and characters created by them. Through these elements and from the emotions that the students felt as interpreters and as a “character” of the poems, the songs and the story, the emotions were worked on, in the sense of the defined objectives. All Emotional and Musical Intelligence development tasks had a self-regulating basis, promoting self-reflection and self-analysis. The Performative Story was presented by the students in a public performance.
- Panorama da produção científica dos cursos de pós-Graduação da Área de Música em Portugal: Os relatórios de estágio e trabalho de projeto dos Mestrados na Área de Música do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Castilho, M.L.C.É na sequência do desafio efetuado pela Associação Portuguesa de Educação Musical, na pessoa da sua presidente Dr.ª Manuela Encarnação, à Professora Doutora Maria Helena Vieira de viabilizar um projeto nacional de recolha, organização e divulgação dos trabalhos académicos de mestrados e doutoramento, na área da música das várias instituições do ensino superior, que surge este artigo. Assim, já na revista da APEM nº 144 de jan/dez 2018, a Professora Maria Helena Vieira divulgou o cenário da Universidade do Minho, com o artigo Panorama da Produção Científica dos cursos de Pós-Graduação da Área de Música em Portugal: Relatórios de Estágio e Teses de Mestrado e Doutoramento (pp.80-90). A mim, a convite da Dr.ª Manuela Encarnação foi-me pedido para realizar o panorama em relação ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estudo feito para este artigo teve como base os trabalhos constantes no Repositório Institucional do Instituto Politécnico de Castelo Branco, até dezembro de 2019.