Repository logo
 
Publication

Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal - Estudo de caso sobre a Escola Básica Senhora da Piedade

dc.contributor.authorFaustino, António
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorDuarte-Mendes, Pedro
dc.contributor.authorPaulo, Rui
dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.date.accessioned2020-03-05T09:14:48Z
dc.date.available2020-03-05T09:14:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) promoveram uma reflexão sobre o tempo e currícula escolares em diferentes países, levando ao aparecimento da "escola em tempo integral"como forma mais apropriada para melhorar os resultados escolares dos alunos. Perceber como é que o movimento e o jogo são desenvolvidos na "escola em tempo integral", através de um "retrato de movimento na escola". Para responder ao objetivo enunciado optámos por um estudo do tipo exploratório descritivo analítico efetuado numa escola da cidade de Castelo Branco. Foram usados como métodos para recolha dos dados: a observação (nos espaços exteriores e interiores), a análise documental (projeto educativo, plano anual de atividades e regulamento interno) e entrevistas semiestruturadas (ao diretor do agrupamento, a alunos e professores). As entrevistas foram todas gravadas para posterior análise. A apresentação dos resultados obedece a uma triangulação dos dados recolhidos. Constatamos que a escola tem uma estrutura do tempo escolar em blocos de 90 minutos; mas pouca possibilidade para o aluno de organizar o seu tempo de aprendizagem de maneira autónoma; um ensino orientado ao professor; um ensino cognitivo, sem movimento, com muito tempo para os alunos permanecerem sentados; separação entre o ensino de manhã e da tarde. Variedade de ofertas de movimento com uma perspetiva de sentido orientada ao desporto; uma cooperação estreita com parceiros externos, mas também com outro pessoal pedagógico da escola. Separação entre uma área escolar interna como uma área imóvel (sem movimento) e uma área escolar externa como uma área móvel. Os professores relatam um ensino móvel, os alunos nunca vivenciam um ensino móvel, mas também não foi observado qualquer ensino móvel. A escola estudada tem espaços, no entanto a forma como está configurado o espaço interior, bem como o mobiliário usado, as normas impostas e a gestão e abordagem das matérias escolares são claramente condicionadoras do movimento das crianças, havendo possibilidades de movimento e um tempo privilegiado de jogo essencialmente durante os intervalos escolares e atividades extraescolares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFaustino, A., Serrano, J., Paulo, R., Honório, S., Batista, M. & Petrica, J. (2019). Um retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal – Estudo de caso sobre a escola Básica Senhora da Piedade. In: Serra, N., Vila-Chã, C., Casanova, N. & Pereira, B. Educação Física, Lazer & Saúde – Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física. Volume II. Guarda. Instituto Politécnico da Guarda. 71-79.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8681-78-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6952
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPGpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudos da criançapt_PT
dc.subjectPedagogia do movimentopt_PT
dc.subjectEscola a tempo inteiropt_PT
dc.titleUm retrato de movimento na escola a tempo inteiro em Portugal - Estudo de caso sobre a Escola Básica Senhora da Piedadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico da Guardapt_PT
oaire.citation.endPage79pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleEducação Física, Lazer & Saúde - Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Físicapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameFaustino
person.familyNameSerrano
person.familyNameDuarte-Mendes
person.familyNamePaulo
person.familyNameHONÓRIO
person.familyNameSilva Batista
person.familyNamePetrica
person.givenNameAntónio
person.givenNameJoão
person.givenNamePedro
person.givenNameRui
person.givenNameSAMUEL
person.givenNameMarco Alexandre
person.givenNameJoao
person.identifier0000000068504193
person.identifier1450670
person.identifier1319670
person.identifier0000000069382669
person.identifier.ciencia-id3D18-3920-0D69
person.identifier.ciencia-idBB19-DC8E-05C7
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.ciencia-id191E-AA52-C968
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.orcid0000-0001-9674-3949
person.identifier.orcid0000-0001-5112-4984
person.identifier.orcid0000-0001-5055-2696
person.identifier.orcid0000-0002-2949-4564
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.orcid0000-0003-3318-2472
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id57195137380
person.identifier.scopus-author-id55382546200
person.identifier.scopus-author-id57190249734
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione060ac3d-6e42-426f-ab95-f7c25b305ea9
relation.isAuthorOfPublication55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5
relation.isAuthorOfPublicationc4872844-d6f5-49d8-891c-a1a13e00ffc6
relation.isAuthorOfPublicationaf5c8702-c4e0-477a-8747-732a7a3eecc1
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SIEFLAS Vol2 Um retrato de movimento na escola.pdf
Size:
431.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: