Repository logo
 
Publication

O estudo com metrónomo como fator de reforço da autonomia e noção de autoeficácia do aluno de instrumento

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCarvalhinho, Miguel Nuno Marques
dc.contributor.authorBasto, Ricardo Miguel Casaca
dc.date.accessioned2020-10-23T14:25:04Z
dc.date.available2020-10-23T14:25:04Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractServe esta investigação para aferir em que medida o estudo com metrónomo, apesar de ser uma prática importante no estudo da música, também se pode revelar útil na promoção de crenças de autoeficácia e reforço da autonomia nos alunos de instrumento. Pretende-se, desta forma, refletir sobre a prática musical no que respeita ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, processamentos cognitivos superficiais e profundos e estratégias metacognitivas, questões estas essenciais para a promoção do sucesso dos estudantes. Em relação à prática de ensino supervisionado, na altura ainda não tinha consciência da grande importância da utilização do metrónomo pelo que, apenas, utilizava este auxiliar esporádica e unicamente para marcação da pulsação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The aim of this research work is to assess to what extent the support of the Metronome, undoubtly an important tool in music learning, can also be relevant in the perception of self-efficiency and reinforcement of autonomy for students of musical instruments. Ultimately it is also a reflection on how music practice stimulates the development of learning strategies, superficial or in-depth cognitive development and metacognitive strategies, all of them essential to promote students’ success. In relation to the practice of supervised teaching, at the time, I was still unaware of the great importance of using the metronome, so I only used this sporadic aid and only to mark the pulse.pt_PT
dc.identifier.tid202531830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7279
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMetrónomopt_PT
dc.subjectAutoeficácia músicapt_PT
dc.subjectMotivação músicapt_PT
dc.subjectMetacognição em músicapt_PT
dc.subjectEstratégias de aprendizagem em músicapt_PT
dc.subjectMetronomept_PT
dc.subjectSelf-efficiency in musicpt_PT
dc.subjectMotivation in musicpt_PT
dc.subjectMetacognition in musicpt_PT
dc.subjectLearning strategies in music.pt_PT
dc.titleO estudo com metrónomo como fator de reforço da autonomia e noção de autoeficácia do aluno de instrumentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ricardo Basto(16).pdf
Size:
15.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format