Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
27.26 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Evidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida a realização de atividades práticas no Jardim do Paço de Castelo Branco estimula a aprendizagem das ciências/matemática e se repercute nas aprendizagens de âmbito curricular.
Nessa perspetiva, construímos e validámos recursos didáticos cujo objetivo é promover aprendizagens em ciências/matemática, realizadas num ambiente de educação não formal, complementando os espaços formais com aspetos decorrentes da relação com o meio social e cultural.
Apresenta-se e analisa-se uma das atividades propostas numa visita de estudo ao Jardim do Paço desenvolvida com base na observação e medição das sombras dos alunos. Em termos de envolvimento afetivo e de atitudes, os resultados foram muito positivos e relevantes, tendo, igualmente, ocorrido aprendizagens significativas e contextualizadas, ao nível de conhecimentos e de capacidades.
Description
Keywords
Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Luz e sombra Medida
Citation
PAIXÃO, Maria de Fátima ; JORGE, Fátima Regina ; MARTINS, Helena (2012) - Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4 nº 1, Junho, nº Especial, p. 203-225.
Publisher
CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores