Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Augusto Lino(17).pdf23.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-­‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso.
Abstract: This document results from the conclusion of Master in Music Education – variant of Musical Training and Set Class. Is divided in two parts. The first is a report of Supervised Teaching Practice, realized with two classes: one of Musical Training and other of Set Music. The second part, called Artistic Teaching Project, is a research about “tools for acquisition of skills to taking melodic dictations”. These were some guiding questions: What is behind of incapacity to transcribe what is ear? How far goes the teacher responsibility? It’s possible to provide a teacher resources guide for it? After a research in studies and suggestions of several authors, we propose a guide of teaching resources, whose intention is to give work tools for the teacher, bearing in mind the aural training of students and his preparation to take melodic dictations successfully.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.

Keywords

Formação auditiva Ditados melódicos Ferramentas didáticas Competências. Aural training Melodic dictations Teaching resources Skills

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue