Repository logo
 
Publication

Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.authorLino, Augusto Jorge Pereira
dc.date.accessioned2018-12-10T18:09:13Z
dc.date.available2018-12-10T18:09:13Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-­‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This document results from the conclusion of Master in Music Education – variant of Musical Training and Set Class. Is divided in two parts. The first is a report of Supervised Teaching Practice, realized with two classes: one of Musical Training and other of Set Music. The second part, called Artistic Teaching Project, is a research about “tools for acquisition of skills to taking melodic dictations”. These were some guiding questions: What is behind of incapacity to transcribe what is ear? How far goes the teacher responsibility? It’s possible to provide a teacher resources guide for it? After a research in studies and suggestions of several authors, we propose a guide of teaching resources, whose intention is to give work tools for the teacher, bearing in mind the aural training of students and his preparation to take melodic dictations successfully.pt_PT
dc.identifier.tid202100057
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6296
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação auditivapt_PT
dc.subjectDitados melódicospt_PT
dc.subjectFerramentas didáticaspt_PT
dc.subjectCompetências.pt_PT
dc.subjectAural trainingpt_PT
dc.subjectMelodic dictationspt_PT
dc.subjectTeaching resourcespt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.titleFerramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Augusto Lino(17).pdf
Size:
23.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: