Publication
Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos
| datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Raimundo, José Filomeno Martins | |
| dc.contributor.author | Lino, Augusto Jorge Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2018-12-10T18:09:13Z | |
| dc.date.available | 2018-12-10T18:09:13Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.date.submitted | 2018 | |
| dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. | |
| dc.description.abstract | Este documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Abstract: This document results from the conclusion of Master in Music Education – variant of Musical Training and Set Class. Is divided in two parts. The first is a report of Supervised Teaching Practice, realized with two classes: one of Musical Training and other of Set Music. The second part, called Artistic Teaching Project, is a research about “tools for acquisition of skills to taking melodic dictations”. These were some guiding questions: What is behind of incapacity to transcribe what is ear? How far goes the teacher responsibility? It’s possible to provide a teacher resources guide for it? After a research in studies and suggestions of several authors, we propose a guide of teaching resources, whose intention is to give work tools for the teacher, bearing in mind the aural training of students and his preparation to take melodic dictations successfully. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202100057 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6296 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Formação auditiva | pt_PT |
| dc.subject | Ditados melódicos | pt_PT |
| dc.subject | Ferramentas didáticas | pt_PT |
| dc.subject | Competências. | pt_PT |
| dc.subject | Aural training | pt_PT |
| dc.subject | Melodic dictations | pt_PT |
| dc.subject | Teaching resources | pt_PT |
| dc.subject | Skills | pt_PT |
| dc.title | Ferramentas para aquisição de competências na realização de ditados melódicos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto | pt_PT |
