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Análise do impacto do marketing de influência digital no processo de decisão de compra do consumidor discente

dc.contributor.advisorGuerra, Nuno José Martins
dc.contributor.advisorNunes , Sara Monteiro Morgado Dias
dc.contributor.authorAndrade, Joana Filipa da Silva
dc.date.accessioned2025-06-30T10:22:49Z
dc.date.available2025-06-30T10:22:49Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Gestão da Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
dc.description.abstractO marketing de influência é essencial no marketing digital, influenciando o comportamento de compra dos consumidores. Este estudo analisa como os influenciadores digitais afetam as etapas iniciais da decisão de compra: reconhecimento da necessidade, procura de informação e decisão. O comportamento do consumidor é moldado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, englobando atividades de aquisição e uso de produtos que satisfazem necessidades e desejos. O marketing de influência envolve relações entre influenciadores e público, ajudando as marcas a aumentar a visibilidade, atrair novos públicos, melhorar a credibilidade e impulsionar as vendas. Os influenciadores digitais estendem a sua influência para além do círculo pessoal. Com base no Modelo de Credibilidade da Fonte, analisou-se como a credibilidade do influenciador afeta a perceção do público, reforçando a sua importância no comportamento de compra. Aplicou-se um questionário a 255 participantes, avaliando variáveis sobre influenciadores digitais—credibilidade, número de seguidores, avaliação de produtos, proximidade, regularidade de publicação, decisão de compra, reconhecimento da necessidade, procura de informação e lealdade—usando escalas de 5 pontos. Foram também recolhidos dados sociodemográficos. Os resultados mostraram uma relação significativa entre a credibilidade do influenciador e o reconhecimento das necessidades dos consumidores. Os influenciadores digitais impactam positivamente a procura de informação e a decisão de compra.por
dc.description.abstractAbstract: Influence marketing is essential in digital marketing, influencing consumers' purchasing behavior. This study analyzes how digital influencers affect the initial stages of the purchasing decision: need recognition, information search, and decision. Consumer behavior is shaped by cultural, social, personal, and psychological factors, encompassing activities of acquiring and using products that satisfy needs and desires. Influence marketing involves relationships between influencers and the public, helping brands increase visibility, attract new audiences, improve credibility, and boost sales. Digital influencers extend their influence beyond the personal circle. Based on the Source Credibility Model, the study analyzed how the influencer's credibility affects public perception, reinforcing its importance in purchasing behavior. A questionnaire was administered to 255 participants, evaluating variables related to digital influencers—credibility, number of followers, product evaluation, proximity, posting regularity, purchase decision, need recognition, information search, and loyalty—using 5-point scales. Sociodemographic data were also collected. The results showed a significant relationship between the influencer's credibility and the recognition of consumers' needs. Digital influencers positively impact information search and purchase decision.eng
dc.identifier.tid203956974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10182
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectMarketing digital
dc.subjectInfluenciadores digitais
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectProcesso de decisão de compra
dc.subjectCredibilidade
dc.subjectDigital marketing
dc.subjectDigital influencers
dc.subjectConsumer behavior
dc.subjectPurchase decision process
dc.subjectCredibilit
dc.titleAnálise do impacto do marketing de influência digital no processo de decisão de compra do consumidor discentepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas

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