Repository logo
 
Publication

Livro adaptado & tecnologias digitais : resultados de uma investigação

dc.contributor.authorCalvário, Juliana de Sousa
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorSousa, Célia
dc.date.accessioned2019-05-31T08:45:30Z
dc.date.available2019-05-31T08:45:30Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractComunicar é uma capacidade inata que qualquer individuo apresenta como forma de se inserir na sociedade e no mundo que o rodeia, sendo que as crianças aprendem a comunicar por meio das interações que estabelecem com os outros. Numa criança com graves problemas de comunicação, como e o caso de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, as interações com os familiares e colegas ficam restritas e condicionadas, influenciando negativamente todo o seu desenvolvimento. Deste modo, e fundamental proporcionar a estas crianças meios para se expressarem e compreenderem os indivíduos que as rodeiam. Na sociedade, existem escassos materiais adaptados para crianças com perturbação na comunicação, nomeadamente de livros adaptados em Símbolos Pictográficos de Comunicação, podendo estes ser materiais que facilitam o acesso a informação, por parte destas crianças. A investigação desenvolvida centrou-se na construção de recursos pedagógicos, livros adaptados com símbolos do Sistema Pictográfico de Comunicação e a sua aplicação junto de duas crianças com Perturbação do Espetro do Autismo. Teve como principal objetivo o de averiguar se estes recursos facilitam a inclusão destas crianças em atividades de leitura, bem como se promovem um maior desenvolvimento de competências comunicativas entre estas crianças e os seus pares, em comparação com o mesmo livro na sua versão original. A metodologia adotada consistiu numa investigação de carater qualitativo, numa abordagem que privilegiou o estudo de caso e a investigação-ação, de carater exploratório e descritivo. A investigação foi baseada no trabalho de campo, que envolveu duas crianças e os livros adaptados, construídos no âmbito da investigação. Durante o processo investigativo foram realizadas sessões práticas junto das crianças participantes, onde se recolheram as respetivas notas de campo. Posteriormente, entrevistaram-se os docentes de educação especial e titulares de turma, das respetivas crianças. Apos a recolha, tratamento e análise dos dados aferiu-se que os livros adaptados foram estruturadores e facilitadores da comunicação, face ao livro na sua versão original. A reação comportamental e comunicativa das crianças face ao livro adaptado foi de maior participação e dinâmica se comparada com as reações face ao livro no formato original, promovendo igualmente a inclusão de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo nas atividades de leitura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCALVÁRIO, Juliana ; GIL, Henrique ; SOUSA, Célia (2019) - Livro adaptado & tecnologias digitais : resultados de uma investigação. In Atas do XXV Colóquio da Afirse Portugal, 1-3 de fevereiro de 2018 - A investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugal : atas. Lisboa : AFIRSE Portugal. p. 261-269.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-35-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6542
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugalpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_PT
dc.subjectLeitura inclusivapt_PT
dc.subjectLivros adaptadospt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismopt_PT
dc.titleLivro adaptado & tecnologias digitais : resultados de uma investigaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage269pt_PT
oaire.citation.startPage261pt_PT
oaire.citation.titleA investigação, a formação, as políticas e as práticas em Educação : 30 anos da AFIRSE em Portugalpt_PT
person.familyNameGil
person.familyNameAdão de Oliveira Aguiar de Sousa
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNameCélia Maria
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.ciencia-idC018-2EA4-D945
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0002-5113-9323
person.identifier.scopus-author-id57194005888
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication1fbd3508-fc9d-4ead-97b5-f869fd60f5ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1fbd3508-fc9d-4ead-97b5-f869fd60f5ae

Files