Repository logo
 
Publication

Competências digitais para práticas digitais no Ensino Básico: relato de propostas em contexto de sala de aula

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2020-02-03T09:54:44Z
dc.date.available2020-02-03T09:54:44Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractNesta sociedade digital que passou por se chamar Sociedade da Informação, para se tornar na Sociedade do Conhecimento e que depois se passou a designar por Sociedade em Rede, já não é novidade referir-se a necessidade da Escola sentir este pulsar, de forma a que consiga responder aos desígnios dos nativos digitais, os seus alunos. Para que tal ocorra, muito há a fazer e é importante que se conheçam as principais estratégias e iniciativas já implementadas e outras em curso, quer em Portugal quer na União Europeia no sentido dos cidadãos poderem adquirir competências digitais. Mas, para que tal se concretize, é também necessário que se conheça a realidade digital das/nas escolas e como se poderá agir para que se possa incluir, em contexto escolar, uma cidadania digital que se reflita nos processos de ensino e de aprendizagem. Mas uma coisa é o que se pretende e outra coisa é a realidade e os respetivos contextos reais onde se sente um vazio no equipamento digital das salas de aula e onde não há uma utilização rotineira das tecnologias digitais em contexto de sala de aula que possam dar pistas e mais segurança aos professores. No entanto, e apesar de tudo, são apresentados três exemplos concretos, no âmbito da formação inicial de professores, onde se relatam experiências investigativas. E, como se poderá verificar, os alunos aderem e muito aos desafios dos professores apesar de serem ainda experiências “pouco ousadas” mas que funcionaram. E, por esse facto, podem dar alento para que passos mais ousados se possam vir a dar já no futuro próximo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H. (2019). Competências digitais para práticas digitais no Ensino Básico: relato de propostas em contexto de sala de aula. Santos, E., Porto, C. (Org) App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. (pp. 347-370). Salvador: EDUFBA Universidade Federal da Bahiapt_PT
dc.identifier.isbn978-85-2321941-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6901
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSalvador: EDUFBA Universidade Federal da Bahiapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências digitaispt_PT
dc.subjectPráticas digitaispt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectAppspt_PT
dc.titleCompetências digitais para práticas digitais no Ensino Básico: relato de propostas em contexto de sala de aulapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSalvador - Bahia (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage370pt_PT
oaire.citation.startPage347pt_PT
oaire.citation.titleAPP-EDUCATION FUNDAMENTOS, CONTEXTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS LUSO-BRASILEIRAS NA CIBERCULTURApt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capítulo de livro_Apps em contexto educativo_2019.pdf
Size:
3.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: