Publication
Competências digitais para práticas digitais no Ensino Básico: relato de propostas em contexto de sala de aula
| dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2020-02-03T09:54:44Z | |
| dc.date.available | 2020-02-03T09:54:44Z | |
| dc.date.issued | 2019-12 | |
| dc.description.abstract | Nesta sociedade digital que passou por se chamar Sociedade da Informação, para se tornar na Sociedade do Conhecimento e que depois se passou a designar por Sociedade em Rede, já não é novidade referir-se a necessidade da Escola sentir este pulsar, de forma a que consiga responder aos desígnios dos nativos digitais, os seus alunos. Para que tal ocorra, muito há a fazer e é importante que se conheçam as principais estratégias e iniciativas já implementadas e outras em curso, quer em Portugal quer na União Europeia no sentido dos cidadãos poderem adquirir competências digitais. Mas, para que tal se concretize, é também necessário que se conheça a realidade digital das/nas escolas e como se poderá agir para que se possa incluir, em contexto escolar, uma cidadania digital que se reflita nos processos de ensino e de aprendizagem. Mas uma coisa é o que se pretende e outra coisa é a realidade e os respetivos contextos reais onde se sente um vazio no equipamento digital das salas de aula e onde não há uma utilização rotineira das tecnologias digitais em contexto de sala de aula que possam dar pistas e mais segurança aos professores. No entanto, e apesar de tudo, são apresentados três exemplos concretos, no âmbito da formação inicial de professores, onde se relatam experiências investigativas. E, como se poderá verificar, os alunos aderem e muito aos desafios dos professores apesar de serem ainda experiências “pouco ousadas” mas que funcionaram. E, por esse facto, podem dar alento para que passos mais ousados se possam vir a dar já no futuro próximo. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Gil, H. (2019). Competências digitais para práticas digitais no Ensino Básico: relato de propostas em contexto de sala de aula. Santos, E., Porto, C. (Org) App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. (pp. 347-370). Salvador: EDUFBA Universidade Federal da Bahia | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-85-2321941-3 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6901 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Salvador: EDUFBA Universidade Federal da Bahia | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
| dc.subject | Práticas digitais | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Portugal | pt_PT |
| dc.subject | Apps | pt_PT |
| dc.title | Competências digitais para práticas digitais no Ensino Básico: relato de propostas em contexto de sala de aula | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Salvador - Bahia (Brasil) | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 370 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 347 | pt_PT |
| oaire.citation.title | APP-EDUCATION FUNDAMENTOS, CONTEXTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS LUSO-BRASILEIRAS NA CIBERCULTURA | pt_PT |
| person.familyName | Gil | |
| person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Capítulo de livro_Apps em contexto educativo_2019.pdf
- Size:
- 3.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
