Publication
Definição de ambientes de aprendizagem no âmbito da relação leitura/jogo dramático no 1º Ciclo do Ensino Básico : elementos de especificidade e confluência
| dc.contributor.author | Barata, Virgínia Perpétua Marques Antunes Lopes Belo | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-09T17:05:02Z | |
| dc.date.available | 2012-03-09T17:05:02Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | por |
| dc.description.abstract | Este projecto insere-se no estágio de 1º Ciclo realizado na Escola Básica de Lardosa e tem como finalidade a definição de ambientes de aprendizagens, no âmbito da Língua Portuguesa e da Expressão Dramática. Para tal criaram-se dois ateliês – leitura e jogo dramático -, que funcionaram como elementos de especificidade e confluência. Cada aluno realizou uma exploração dos livros trabalhados no projecto desenvolvendo competências, conhecimentos e atitudes que o ajudaram no seu desenvolvimento. Observámos o desenvolvimento das competências da leitura, numa íntima relação com o jogo dramático, onde o aluno vivia de uma maneira pessoal o que tinha lido. Se o livro fizer parte da sua vida, se o aluno crescer com o livro, mais tarde, em adulto, encontrará a criança que viveu um sonho, uma aventura, uma fantasia… Os dados recolhidos e posteriormente analisados e interpretados dar-nos-ão a possibilidade de acreditar que é possível criar espaços de aprendizagens dentro da sala de aula, onde a ludicidade seja um princípio de ensino e aprendizagem. Levar-nos-á a acreditar que é possível criar um espaço de diálogo, de cultura, de conhecimento, onde o livro e o jogo dramático são veículos de aprendizagem, com uma identidade cada vez mais forte. | por |
| dc.identifier.citation | BARATA, Virgínia Perpétua Marques Antunes Lopes Belo (2011) - Definição de ambientes de aprendizagem no âmbito da Relação Leitura/Jogo Dramático no 1º Ciclo do Ensino Básico : Elementos de especificidade e confluência. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 287 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1201 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Leitura | por |
| dc.subject | Jogo dramático | por |
| dc.subject | Didactologia | por |
| dc.subject | Percursos de ensino e aprendizagem | por |
| dc.subject | Ambiente de aprendizagem | por |
| dc.title | Definição de ambientes de aprendizagem no âmbito da relação leitura/jogo dramático no 1º Ciclo do Ensino Básico : elementos de especificidade e confluência | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 287 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
