Repository logo
 
Publication

A música do quotidiano dos alunos do ensino artístico vocacional como potenciadora da motivação nas aulas de classe de conjunto coral

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.authorLíbano, Ricardo Nuno Chéu Figueira
dc.date.accessioned2019-04-15T09:48:27Z
dc.date.available2019-04-15T09:48:27Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.
dc.description.abstractEste estudo analisa a música do quotidiano de jovens que frequentam o ensino especializado de música do ponto de vista da sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. A partir da experiência em contexto de Prática de Ensino Supervisionada numa turma de classe de conjunto vocal de terceiro ciclo e secundário, pretendi observar qual a importância que a música do quotidiano participativo tem no incremento da motivação dos alunos. Partindo da reflexão do contexto em que decorreu a PES, construí um modelo teórico de análise que serviu de referência para a planificação de toda a prática letiva. Através da utilização de uma metodologia de investigação-ação baseada na investigação qualitativa, procurei envolver os alunos de uma forma ativa e participativa na ação educativa. Os resultados descritos parecem evidenciar um incremento na motivação através utilização da música do seu quotidiano nas aulas de classe de conjunto coral.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This study analyzes the music of everyday life for young people attending specialized music education, from the standpoint of its use in the teaching and learning process. From my experience in the context of Supervised Teaching Practice in a choir lecture, I intend to observe how important is the participative music of everyday life have in the students motivation increasing. By reflecting on the context in which the STP occurred, I built up a theoretical model of analysis that served as a reference in the planning of all my teaching practice. By using an investigation-action methodology based on a qualitative research, I tried to involve students in active and participatory educational activities. The results described seem to show an increment in motivation through the use of music of their everyday life in choir lessons.pt_PT
dc.identifier.tid202227278
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6474
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMúsica do quotidianopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectMúsica coralpt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectEveryday life musicpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectChoral musicpt_PT
dc.subjectSpecialized music educationpt_PT
dc.titleA música do quotidiano dos alunos do ensino artístico vocacional como potenciadora da motivação nas aulas de classe de conjunto coralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ricardo Líbano(18).pdf
Size:
8.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: