Repository logo
 
Publication

Diálogos interculturais através da literatura para a infância em contexto de prática pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorPires, Maria da Natividade Carvalho
dc.contributor.authorLuís, Tânia Fernandes
dc.date.accessioned2023-02-23T09:21:03Z
dc.date.available2023-02-23T09:21:03Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio surge no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Para a realização da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi acompanhado um grupo heterogéneo com idades entre os 3 e os 6 anos. Para a Prática de Educação Supervisionada em do 1.º Ciclo do Ensino Básico trabalhou-se com uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A componente de investigação foi implementada com este segundo grupo, com o qual se abordou a temática “Diálogos interculturais através da Literatura para a Infância em contexto de Prática Pedagógica”, estabelecendo ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A investigação incidiu na exploração de três livros de literatura para a infância, sendo eles, Pássaro que Voa, de Claudio Hochman, Migrantes, de Issa Watanabe e O lápis mágico de Malala, de Malala Yousafzai. Através deles foram abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Reduzir as Desigualdades e Cidades e Comunidades Sustentáveis. A metodologia escolhida para desenvolver este projeto foi a investigação-ação, de forma a atribuir importância à Prática e a refletir sobre a mesma. Os dados foram recolhidos através de observação direta, questionários, entrevista, focus group, registos gráficos e debates.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This report comes as part of Supervised Practice in Pre-School Education and Primary School, inserted in the master's study plan in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Escola Superior de Educação de Castelo Branco. To carry out the Supervised Practice in Pre-School Education it was accompanied a heterogeneous group aged between 3 and 6 years old. For Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education was worked with a class of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education. The research component was implemented with this second group, with which was addressed the theme "Intercultural dialogues through Literature for Children in the context of Pedagogical Practice" linking with the Diversity and Sustainable Development Goals from ONU. The research focused on the exploration of three books of literature for childhood, which are Pássaro que Voa, from Claudio Hochman, Migrants, from Issa Watanabe and The Malala Magic Pencil, from Malala Yousafzai. Through which the Sustainable Development Goals were addressed, namely Quality Education, Gender Equality, Reducing Inequalities and Sustainable Cities and Communities. The methodology chosen to develop this project was action research, in order to attach importance to the Practice and to reflect on it. The data were collected through direct observation, questionnaires, interview, focus group, graphic records and debates.pt_PT
dc.identifier.tid203232950pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8340
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectDiversidade e objetivos de desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.subjectDiversity and sustainable development goalspt_PT
dc.titleDiálogos interculturais através da literatura para a infância em contexto de prática pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final de Mestrado_Tânia Luís.pdf
Size:
5.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: