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Impacto do PIT na qualidade de vida de uma jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental.
| dc.contributor.author | Antunes, Elisabete Baptista | |
| dc.date.accessioned | 2012-12-18T16:46:01Z | |
| dc.date.available | 2012-12-18T16:46:01Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description | Trabalho de Mestrado apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
| dc.description.abstract | Este estudo pretende analisar o processo de transição para a vida pós-escolar de uma jovem com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, procurando-se compreender as estratégias de atuação do sistema educativo português, através das propostas planificadas e desenvolvidas, com base na aplicação das medidas legisladas no âmbito do artigo n.º14 do Decreto-Lei n.º 3/2008. Procura-se identificar as barreiras e os facilitadores da comunidade, bem como os contributos que a participação/envolvimento dos diferentes intervenientes podem promover, a aquisição de competências e a transição para a vida ativa. A Escola tem vindo a adaptar o seu modo de atuar, numa tentativa de dar uma resposta mais adequada aos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente àqueles com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais. De destacar que a solução de uma transição para a vida ativa difere em cada contexto sociocultural. A abordagem desta problemática depende muito da coerência da escola, na sua resposta às necessidades reais destes alunos, promovendo um compromisso no apoio e formação pré e profissional destes jovens e, pelo desenvolvimento de atuações colaborativas, entre todos os intervenientes, no seio da comunidade educativa. Para o efeito, foram elaborados documentos específicos de recolha de informação que, após validação, foram aplicados aos vários intervenientes, no processo de planificação e concretização do plano individual de transição. Posteriormente, e ao analisar e interpretar os resultados, chegou-se à conclusão geral de que o Plano Individual de Transição foi organizado segundo as normas do DL 3/2008. Verifica-se a articulação entre escola, aluno, família e comunidade, na promoção de formação pré-profissional, no respeito pelos interesses da jovem. No entanto o processo não garante um futuro emprego a longo prazo, ficando a procura do mesmo entregue à própria jovem. Relativamente à QV, o estudo revela que a jovem não tem uma correta perceção da sua condição de vida, revelando alguma instabilidade emocional. | por |
| dc.identifier.citation | ANTUNES, Elisabete Baptista (2012) - Impacto do PIT na qualidade de vida de uma jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental. Castelo Branco: IPCB. Escola Superior de Educação. 234 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1614 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
| dc.subject | Plano individual de transição | por |
| dc.subject | Transição para a vida pós-escolar | por |
| dc.subject | Desenvolvimento intelectual e desenvolvimental | por |
| dc.subject | Qualidade de vida | por |
| dc.subject | Comportamento adaptativo | por |
| dc.title | Impacto do PIT na qualidade de vida de uma jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental. | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 234 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
