Repository logo
 
Publication

O Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violino

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.authorMaia, Ana Filipa Carrilho
dc.date.accessioned2019-05-27T17:10:05Z
dc.date.available2019-05-27T17:10:05Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório é composto por duas partes distintas: a primeira relativa ao estágio profissional na área de Violino e Música de Conjunto no Conservatório Regional de Setúbal, no ano letivo 2013/2014, onde são apresentados os planos de sessão das aulas, bem como relatados alguns momentos importantes como audições e concertos; a segunda consistindo num trabalho de investigação sobre o tema geral deste trabalho, que incide na relevância dos pais na aprendizagem do aluno de violino. Para o desenrolar deste estudo, foi criado um grupo privado na rede social Facebook – CRS (Classe de Violino) – Prof. Ana Maia – através da qual 22 encarregados de educação puderam interagir entre si e com o Professor, ao longo de 6 meses (de janeiro a junho de 2014). De forma a “medir” a interação no grupo, foram contados “publicações”, “gostos”, “visualizações” e/ou “comentários”, permitindo observar se a dicotomia participação ativa versus aprendizagem dos educandos consistia numa realidade positiva (de acordo com a tese defendida por Suzuki). A interação dos encarregados de educação neste grupo foi analisada em paralelo com a avaliação trimestral (2º e 3º período) dos alunos permitindo corroborar a premissa deste estudo: em que medida a utilização das redes sociais pode aproximar os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos nos primeiros anos de aprendizagem do violino.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This project consists of two parts: the first one referring to the professional internship in the area of Violin and Chamber Ensemble in the Regional Conservatory of Setúbal, in the academic year of 2013/2014, where class plans are presented, as well as some important moments such as auditions, recitals and concerts; the second part consists of a research work about the general theme of this project, which focus mainly on the importance of the parents involvement in the students´ learning of the instrument, in this case, the violin. For the development of this study, a private social media group was created on Facebook – CRS (Violin Class) – Prof. Ana Maia – through which 22 parents and/or guardians could interact with each other and with the teacher or professor in question, running for a total of six months (from January to June 2014). As a way of “measuring” the interactions within the group, posts, likes, views and comments were counted and surveyed, allowing us to observe the two distinct sides: active participation versus the schooling of the parents and/or guardians and to survey if these interactions consisted of a positive reality (accordingly to the ideas of Suzuki). The interaction of parents and guardians in this online group was analyzed and compared with the quarterly evaluation of the students (2nd and 3rd terms), through statistical analysis, which allowed us to confirm the main subject and concept of this study: social media can bring the parents or guardians closer to their pupils in the first few years of the learning of the violin.pt_PT
dc.identifier.tid202250091
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6536
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMétodo Suzukipt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectFamília e aprendizagempt_PT
dc.subjectIniciação ao violinopt_PT
dc.subjectSuzuki Methodpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectFamily and learningpt_PT
dc.subjectInitiation to the violinpt_PT
dc.titleO Método Suzuki e as redes sociais : os pais enquanto elemento estimulante na dinâmica da aprendizagem inicial do violinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Maia(18).pdf
Size:
18.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: