Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promoção de competências de leitura : um estudo de caso com uma criança com sindroma de down

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mª José Soares.pdf71.93 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo tem como objectivo primordial a promoção de competências de leitura em uma criança com Sindroma de Down, através da aplicação do método de leitura de Troncoso e Cerro (2004). Nesse sentido, pretendemos compreender se este método se ajusta às suas capacidades cognitivas, permitindo desenvolver a linguagem expressiva e a capacidade de reconhecer, visualmente e de forma global, um grande número de palavras escritas, compreendendo o seu significado. Para a sua concretização optamos por um estudo de caso que permitiu registar, compreender e avaliar o percurso de aprendizagem da leitura da criança em análise: uma criança com Sindroma de Down, do sexo masculino, com 7 anos de idade e que iniciou o método numa fase precoce do seu desenvolvimento, numa escola de ensino especial. Os dados foram recolhidos através da observação participante, grelhas de registo de competências e entrevistas construídas para o efeito. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que o método, quando aplicado nestas crianças em idades precoces, ajuda-as no seu desenvolvimento cognitivo e muito particularmente ao nível da aprendizagem da leitura. Pretendemos, ainda, que este trabalho de projecto permita sensibilizar outros professores para o conhecimento e a aplicação do método de Troncoso e Cerro, por nos parecer que pode constituir um importante contributo para o desenvolvimento e o sentido de realização da pessoa com défice intelectual.

Description

Trabalho de Projecto Final Apresentado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.

Keywords

Método de leitura Sindroma de Down Linguagem Competências Cognição

Pedagogical Context

Citation

SOARES, Maria José Beites dos Santos (2010) - Promoção de competências de leitura – um estudo de caso com uma criança com sindroma de down. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 196 f. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License