Publication
A lógica das parcerias na relação “escola–poder local” no contexto educativo português
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2012-03-30T11:02:40Z | |
dc.date.available | 2012-03-30T11:02:40Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.description.abstract | Neste estudo é tratado o paradigma da relação ‘escola – comunidade educativa’ no sistema educativo português, destacando a importância das parcerias na política educativa local, no contexto da descentralização educativa. Valoriza as lógicas de acção e de participação dos actores educativos no modelo de autonomia das escolas, principalmente na relação ´escola – poder local’ na promoção da qualidade da educação/ensino. Aponta que o papel das autarquias na área da educação está regulamentado no Quadro de transferências de Atribuições e Competências do poder central para o poder local. Percebe-se que na prática percebemos que essa intervenção do poder local na educação se processa numa perspectiva instrumental para o desenvolvimento local e para a coesão social. Destaca que a relação ‘escola – poder local’ desenvolve-se numa interacção participativa de laços redutores e promotores de dinâmicas educativas na dimensão local. O enquadramento da intervenção das autarquias insere-se numa matriz de política educativa local que por vezes é problemática. | por |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2010) - A lógica das parcerias na relação “escola – poder local” no contexto educativo português. Montagem. ISSN 0104-4826. Ano 12, nº 12, p. 41-52. | por |
dc.identifier.issn | 0104-4826 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1237 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Centro Universitário Moura Lacerda | por |
dc.subject | Autonomia da escola | por |
dc.subject | Parcerias educativas | por |
dc.subject | Partenariado | por |
dc.subject | Politica educativa escola-poder local | por |
dc.subject | Participação dos actores educativos | por |
dc.title | A lógica das parcerias na relação “escola–poder local” no contexto educativo português | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Ribeirão Preto | por |
oaire.citation.endPage | 52 | por |
oaire.citation.startPage | 41 | por |
oaire.citation.title | Montagem | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |