Publication
O canto como ferramenta de ensino da trompa
dc.contributor.advisor | Guerreiro, Paulo Jorge Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Ladeira, Pedro Miguel Reixa | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Tiago da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T15:53:49Z | |
dc.date.available | 2025-09-25T15:53:49Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description | Dissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música. | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2023/24 no Conservatório Regional Silva Marques. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “O Canto como Ferramenta de Ensino da Trompa”. O projeto teve como objetivo principal compreender as variadas aplicações do canto no ensino da trompa, sensibilizando alunos e professores para a sua importância. Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual se obtiveram informações sobre a respiração e produção de som, tanto no canto como na trompa, e foi feita a sua comparação. De seguida, foi feita a pesquisa sobre as variadas aplicações e benefícios do canto no ensino da trompa. Posteriormente, realizou-se um inquérito a professores de trompa em Portugal, através do qual foi possível recolher informações acerca da incidência da utilização do canto como ferramenta pedagógica no ensino da trompa, dos conhecimentos e técnicas de aplicação do canto como ferramenta pedagógica, bem como a opinião dos professores acerca da sua importância para o desenvolvimento musical dos alunos. | por |
dc.description.abstract | Abstract: This report is part of the Master's Degree in Music Education, conducted at Escola Superior de Artes Aplicadas of the Instituto Politécnico de Castelo Branco, and is divided into two distinct sections. The first section consists of the presentation, description, analysis, and reflection of the supervised teaching practice that took place during the 2023/24 academic year at Conservatório Regional Silva Marques. The second section describes the research project titled “O Canto como Ferramenta de Ensino da Trompa”. The main objective of the project was to understand the various applications of singing in horn instruction, raising awareness among students and teachers of its importance. Initially, a literature review was conducted, gathering information on breathing and sound production, both in singing and the horn, followed by a comparison of the two. Subsequently, research was carried out on the various applications and benefits of singing in horn teaching. Later, a survey was conducted among horn teachers in Portugal, which allowed for the collection of information on the frequency of using singing as a pedagogical tool in horn instruction, teachers’ knowledge and techniques for applying singing as a pedagogical tool, and the teachers' views on its importance for students’ musical development. | eng |
dc.identifier.tid | 204006007 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10309 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Canto | |
dc.subject | Trompa | |
dc.subject | Audiação | |
dc.subject | Respiração | |
dc.subject | Som | |
dc.subject | Singing | |
dc.subject | Horn | |
dc.subject | Audiation | |
dc.subject | Breathing | |
dc.subject | Sound | |
dc.title | O canto como ferramenta de ensino da trompa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música |