Repository logo
 
Publication

O canto como ferramenta de ensino da trompa

dc.contributor.advisorGuerreiro, Paulo Jorge Gonçalves
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.authorPinheiro, Tiago da Silva
dc.date.accessioned2025-09-25T15:53:49Z
dc.date.available2025-09-25T15:53:49Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionDissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2023/24 no Conservatório Regional Silva Marques. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “O Canto como Ferramenta de Ensino da Trompa”. O projeto teve como objetivo principal compreender as variadas aplicações do canto no ensino da trompa, sensibilizando alunos e professores para a sua importância. Numa primeira fase, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual se obtiveram informações sobre a respiração e produção de som, tanto no canto como na trompa, e foi feita a sua comparação. De seguida, foi feita a pesquisa sobre as variadas aplicações e benefícios do canto no ensino da trompa. Posteriormente, realizou-se um inquérito a professores de trompa em Portugal, através do qual foi possível recolher informações acerca da incidência da utilização do canto como ferramenta pedagógica no ensino da trompa, dos conhecimentos e técnicas de aplicação do canto como ferramenta pedagógica, bem como a opinião dos professores acerca da sua importância para o desenvolvimento musical dos alunos.por
dc.description.abstractAbstract: This report is part of the Master's Degree in Music Education, conducted at Escola Superior de Artes Aplicadas of the Instituto Politécnico de Castelo Branco, and is divided into two distinct sections. The first section consists of the presentation, description, analysis, and reflection of the supervised teaching practice that took place during the 2023/24 academic year at Conservatório Regional Silva Marques. The second section describes the research project titled “O Canto como Ferramenta de Ensino da Trompa”. The main objective of the project was to understand the various applications of singing in horn instruction, raising awareness among students and teachers of its importance. Initially, a literature review was conducted, gathering information on breathing and sound production, both in singing and the horn, followed by a comparison of the two. Subsequently, research was carried out on the various applications and benefits of singing in horn teaching. Later, a survey was conducted among horn teachers in Portugal, which allowed for the collection of information on the frequency of using singing as a pedagogical tool in horn instruction, teachers’ knowledge and techniques for applying singing as a pedagogical tool, and the teachers' views on its importance for students’ musical development.eng
dc.identifier.tid204006007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10309
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCanto
dc.subjectTrompa
dc.subjectAudiação
dc.subjectRespiração
dc.subjectSom
dc.subjectSinging
dc.subjectHorn
dc.subjectAudiation
dc.subjectBreathing
dc.subjectSound
dc.titleO canto como ferramenta de ensino da trompapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_TIAGO_PINHEIRO.pdf
Size:
2.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: