Repository logo
 
Publication

À descoberta da matemática no meio local

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
dc.contributor.authorMarques, Jessica das Neves
dc.date.accessioned2019-04-15T08:07:10Z
dc.date.available2019-04-15T08:07:10Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report is the result of all the educational action developed in the course of the Supervised Practice in Pre-School Education and Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, under the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. The Report is organized into three chapters, which complement and relate to each other. The first and second chapters refer to the Supervised Teaching Practice developed, respectively, in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education. For each practice, we present the characterization of the institutions in which we develop the practice, the characterization of the group of children / students with whom we worked and describe the realized and implemented plans, as well as the reflection on the practice developed. The third chapter reflects the development of an investigation developed in a 3rd year class of the 1st Cycle of Basic Education, inserted in the problematic of the interaction between formal and non-formal contexts and guided by the following problem question: "To what extent does the interaction between formal (classroom) and non-formal contexts of the environment near the School (Silk Museum) favor the approach of mathematics from problematic situations that give meaning to curricular mathematical contents and promote meaningful mathematical learning and , also, the interest and curiosity for this curricular area?". The research was inserted into a qualitative paradigm and followed an action-research design. For the data collection instruments, these included: participant observation; semi structured interview; photographic records; audio recordings and recordings produced by students. As for the data analysis we used content analysis based on the definition of categories and dimensions of analysis. The analysis of the data obtained in the study allowed us to conclude that the activities developed in the interaction between the classroom and the Museum of Silk enabled the students to acquire new knowledge and favor curricular learning. The tasks implemented and the resources produced and used for the three moments of the visit (pre-visit, visit and post-visit) were articulated and stimulated the taste and interest in performing mathematical activities. In this way, the study visit provided a meaningful and active learning of the area concept.pt_PT
dc.identifier.tid202214745
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6465
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEducação matemática realistapt_PT
dc.subjectMedidapt_PT
dc.subjectInteração entre contextos formais e não formaispt_PT
dc.subjectMuseu da Sedapt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectRealistic mathematical educationpt_PT
dc.subjectMeasurept_PT
dc.subjectInteraction between formal and non-formal contextspt_PT
dc.subjectSilk Museumpt_PT
dc.titleÀ descoberta da matemática no meio localpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
À descoberta da Matemática no Meio Local_.pdf
Size:
10.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: