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Authors
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Abstract(s)
A interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento.
Description
Keywords
Escola refundada Parceria socioeducativa Cultura aprendizagem Aprender a aprender Projeto curricular Professor mediador Mobilização educativa Interdisciplinaridade
Citation
MARTINS, Ernesto (2007) - Educação e Interdisciplinaridade: Laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… . In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Funchal: Atas. ISBN 978-989-8148-21-6. p. 166-180.
Publisher
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação