Publication
Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)…
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2012-07-27T07:58:39Z | |
dc.date.available | 2012-07-27T07:58:39Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento. | por |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2007) - Educação e Interdisciplinaridade: Laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… . In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Funchal: Atas. ISBN 978-989-8148-21-6. p. 166-180. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8148-21-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1380 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | por |
dc.subject | Escola refundada | por |
dc.subject | Parceria socioeducativa | por |
dc.subject | Cultura aprendizagem | por |
dc.subject | Aprender a aprender | por |
dc.subject | Projeto curricular | por |
dc.subject | Professor mediador | por |
dc.subject | Mobilização educativa | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavras (pedagógicas)… | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | por |
oaire.citation.endPage | 180 | por |
oaire.citation.startPage | 166 | por |
oaire.citation.title | IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | por |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |