Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Repensar processos e percursos formativos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DA_Repensar processos e.pdf817.21 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na formação dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico deve promover-se a reflexão crítica em torno dos saberes construídos pela Criança, quer no meio, quer na escola – novos saberes/novas culturas. Entre os objectivos dessa formação salientam-se a valorização dos aspectos multi e interculturais e o desenvolvimento, global e integrado, de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores para a Educação em Ciência que leve ao exercício de uma cidadania participativa. Em termos metodológicos destaca-se a Resolução de Problemas a partir do tema O FABRICO ARTESANAL DO PÃO. Com base em tradições locais, os futuros profissionais de Educação criam oportunidades de exploração e de descoberta dos meios físico e sócio-cultural do quotidiano da Criança. Uma prática que repense e valorize a sala de aula como espaço de encontro de aprendizagens não formais e de construção de aprendizagens formais pode contribuir para uma participação responsável e solidária na resolução de problemas ao longo da vida.

Description

Keywords

Educação em ciência Primeiro Ciclo Resolução de problemas Educação não-formal

Citation

ALVEIRINHO, Dolores ; CARDOSO, Lurdes ; TOMÁS, Helena (2005) - Repensar processos e percursos formativos. In VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Castelo Branco, 7-9 de Abril. Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue