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- A corrosão metálica e o ensino da químicaPublication . Tomás, HelenaA presente dissertação versa o tema da corrosão metálica e está organizada em quatro capítulos. Após prévia consideração da importância económica da corrosão e das suas implicações técnicas e sociais (capítulo I), são apresentados, no capítulo II, os resultados de um estudo empírico realizado com o objectivo de se conhecer o que os alunos dos ensinos básico e secundário entendem por corrosão metálica. Seguidamente, no capítulo III, apresenta-se um texto sobre corrosão metálica dirigido a alunos do 12º ano de escolaridade. Este texto, que inclui leituras complementares, actividades experimentais, questões e um glossário, pretende contribuir para colmatar a ausência de literatura específica para alunos deste nível de escolaridade. O último capítulo da dissertação é inteiramente consagrado à identificação dos produtos de corrosão atmosférica do cobre e do alumínio. Após revisão bibliográfica do estado de conhecimento da corrosão atmosférica desses dois metais, apresentam-se os resultados da investigação realizada, ao nível do laboratório, com amostras expostas um, dois, três e quatro anos em três estações de ensaio portuguesas, com diferentes condições climáticas e de contaminação atmosférica. As técnicas utilizadas na identificação dos produtos de corrosão dos dois metais foram a espectrometria de absorção no infravermelho com transformada de Fourier e a difractometria de raios X.
- Ambiente e vida : rochas, solo, clima e seres vivosPublication . Alveirinho, Dolores; Tomás, Helena; Afonso, Margarida; Esteves, PaulaO projecto Ambiente e Vida : rochas, solo, clima e seres vivos teve como principal objectivo mobilizar e conjugar esforços no sentido de contribuir para uma melhoria da cultura científica, tecnológica e artística, através da realização de actividades de investigação e de experimentação. Assim, dado que a melhoria da cultura científica envolve a promoção de conhecimentos científicos, de capacidades investigativas e de atitudes favoráveis perante a Ciência e o trabalho científico, de forma abrangente e multidisciplinar, foi criado em cada uma das instituições envolvidas – escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas João Roiz de Castelo Branco; Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças (ERID); Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco; Câmara Municipal de Castelo Branco/Museu do Canteiro, em Alcains – o”antinho do Ensino Experimental das Ciências”. Este projecto visou também aprofundar e alargar conhecimentos, capacidades e atitudes que projectos anteriores, no Âmbito do Ciência Viva e de outros projectos nacionais e internacionais, sugerem ser importantes para o desenvolvimento da cultura cientifica desde a mais tenra idade.
- Repensar processos e percursos formativosPublication . Alveirinho, Dolores; Cardoso, Lurdes; Tomás, HelenaNa formação dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico deve promover-se a reflexão crítica em torno dos saberes construídos pela Criança, quer no meio, quer na escola – novos saberes/novas culturas. Entre os objectivos dessa formação salientam-se a valorização dos aspectos multi e interculturais e o desenvolvimento, global e integrado, de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores para a Educação em Ciência que leve ao exercício de uma cidadania participativa. Em termos metodológicos destaca-se a Resolução de Problemas a partir do tema O FABRICO ARTESANAL DO PÃO. Com base em tradições locais, os futuros profissionais de Educação criam oportunidades de exploração e de descoberta dos meios físico e sócio-cultural do quotidiano da Criança. Uma prática que repense e valorize a sala de aula como espaço de encontro de aprendizagens não formais e de construção de aprendizagens formais pode contribuir para uma participação responsável e solidária na resolução de problemas ao longo da vida.
- A seda e a criança do pré-escolarPublication . Alveirinho, Raquel; Tomás, Helena; Alveirinho, Dolores; Esteves, PaulaPropomo-nos apresentar, nesta comunicação, uma estratégia de ensino/aprendizagem realizada no âmbito da Educação de Infância, na temática Ciência e Conhecimento do Mundo. Subordinada ao tema Os Materiais na Educação Pré-Escolar e tendo por base a Seda como material a ser explorado numa visão integradora Ciência, Tecnologia e Arte, a estratégia foi desenvolvida, nos dois últimos anos lectivos, com crianças de Jardins-de-infância da cidade de Castelo Branco. Em termos metodológicos salientamos o Ensino Experimental das Ciências pela Resolução de Problemas. É nossa convicção que o processo de ensino/aprendizagem implementado poderá contribuir para proporcionar às crianças uma educação que lhes permita desenvolver conceitos, competências manipulativas e de comunicação, o sentido da precisão e do rigor, atitudes e valores, bem como o gosto por aprender, imprescindíveis à compreensão do mundo que as rodeia.
- Que educação em ciência queremos para os nossos educadoresPublication . Alveirinho, Dolores; Tomás, Helena; Cardoso, LurdesO presente artigo propõe-se descrever um projecto de natureza multi- e transdisciplinar, no âmbito da Educação em Ciência, desenvolvido por curso de Educação em Ciência, desenvolvido por alunos do curso de Educação de Infância da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Tendo como finalidade a compreensão da Natureza, da qual somos parte integrante, procura-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, de capacidades, de atitudes e de valores que levem os futuros educadores, na sua prática reflexiva, a valorizar uma Educação em Ciência, nas dimensões pessoal, social e ética.
- Ciência, tecnologia e arte : uma actividade experimental na sala de aulaPublication . Alveirinho, Dolores; Cardoso, Lurdes; Tomás, HelenaA presente workshop propõe-se desenvolver um trabalho de natureza multidisciplinar, no âmbito do diálogo Ciência e Arte. Desde sempre, o conhecimento científico esteve ligado à arte de saber-fazer do artista. Na pintura rupestre, a forma dos Bisontes de Altamira é perfeitamente identificada através da cor. Leonardo da Vinci, em Ginevra de Benci (1474), deu coerência à sua pintura através da variação de luz e sombra. É também conhecido o interesse da ciência/tecnologia por questões que se predem com o suporte material das obras de arte, nomeadamente o metal. Embora os efeitos de corrosão metálica sejam, em geral, prejudiciais, nalguns casos das patinas de cobre e de outros produtos de corrosão formados em objectos ornamentais. Este aspecto levou o escultor Anthony Caro, considerado um amante da ferrugem, a deixar enferrujar naturalmente as suas esculturas, preservando-as posteriormente por envernização. Nesta workshop os participantes, através de uma actividade experimental, elaborarão quadros/pinturas a partir da oxidação de desperdícios de diferentes materiais/objectos metálicos do dia-a-dia, cujos produtos de corrosão apresentam cores diferentes. Os quadros/pinturas poderão ser aplicados no ensino básico para exploração dos conceitos de luz/cor, oxidação e de reutilização de materiais/objectos metálicos, numa perspectiva desenvolvimentalista e construtivista de conhecimentos, de atitudes e de valores ético-ambientais, visando uma futura participação mais activa do aluno enquanto cidadão.