Repository logo
 
Publication

Aprendizagem musical vs. Uso das tecnologias: o caso de crianças em iniciação em violino

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorTrindade, Augusto Daniel de Oliveira
dc.contributor.authorSantos, Sílvia Gandullo
dc.date.accessioned2024-08-05T14:58:11Z
dc.date.available2024-08-05T14:58:11Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório de estágio aborda a componente de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto. Nele, são destacadas tanto a experiência de ensino supervisionado ao longo do ano letivo de 2021/2022 como a realização de um trabalho de investigação no Ensino Artístico. Assim, o relatório está organizado em duas partes distintas. A primeira parte delineia o percurso da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB). Neste contexto, são apresentados detalhes sobre o ambiente escolar, a classe de instrumento e a classe de conjunto, além do desenvolvimento da prática, culminando numa secção reflexiva. A segunda parte é dedicada à investigação e tem como base a aprendizagem musical vs. o uso das tecnologias em crianças em Iniciação em violino, onde se procura averiguar a pertinência da aprendizagem musical e do uso das tecnologias na perspetiva dos encarregados de educação e dos alunos. A investigação está organizada em quatro secções distintas: uma primeira secção onde se expõe o problema e os objetivos do estudo. A segunda secção corresponde a uma revisão da literatura, onde são apresentados os benefícios e as consequências do uso das tecnologias e da aprendizagem musical na infância, tendo por base artigos e estudos científicos já existentes aplicados em Portugal. A terceira secção corresponde ao plano de investigação e à metodologia adotada e, por último, na secção final é feita a análise dos resultados e consequentes conclusões. A metodologia usada nesta investigação consiste numa recolha de dados acerca dos alunos da classe de violino de Iniciação em Música e dos seus encarregados de educação da Academia de Música de Paços de Brandão, da Academia de Música do Porto e do Colégio de Música do Porto. Foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário aos encarregados de educação das três instituições e inquéritos por entrevista a um aluno de cada instituição onde a investigação foi aplicada.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This internship report addresses the component of Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's in Music Education – both instrumental and ensemble classes. It highlights both the experience of supervised teaching throughout the academic year 2021/2022 and the completion of a research project in Artistic Education. Therefore, the report is organized into two distinct parts. The first part outlines the journey of Supervised Teaching Practice, conducted at the Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB). In this context, details about the school environment, instrumental and ensemble classes, as well as the development of the practice, are presented, culminating in a reflective section. The second part is dedicated to research and is based on the topic of musical learning vs. the use of technologies in children in the Introduction to Violin class. It seeks to investigate the relevance of musical learning and the use of technologies from the perspective of parents and students. The research is organized into four distinct sections: an initial section presenting the problem and study objectives. The second section corresponds to a literature review, presenting the benefits and consequences of the use of technologies and musical learning in childhood, based on existing articles and scientific studies applied in Portugal. The third section focuses on the research plan and adopted methodology, and finally, the concluding section is dedicated to the analysis of results and subsequent conclusions. The methodology used in this research involves collecting data about students in the Introduction to Music Violin class and their parents at the Academia de Música de Paços de Brandão, the Academia de Música do Porto and the Colégio de Música do Porto. Two data collection instruments were used: questionnaires to parents of the three institutions and interviews with one student from each institution where the research was conducted.pt_PT
dc.identifier.tid203671155
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9118
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectUso das tecnologiaspt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectMusical learningpt_PT
dc.subjectUse of technologiespt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.titleAprendizagem musical vs. Uso das tecnologias: o caso de crianças em iniciação em violinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_SILVIA_SANTOS.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: