Repository logo
 
Publication

Supervisão Pedagógica em Natação

dc.contributor.authorHonório, Samuel
dc.contributor.authorBatista, Marco
dc.contributor.authorSerrano, João
dc.contributor.authorPetrica, João
dc.contributor.authorSantos, Jorge
dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2021-01-07T12:04:54Z
dc.date.available2021-01-07T12:04:54Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEm termos de práticas de ensino, a prática pedagógica supervisionada, é efetivamente uma sólida estratégia de formação, onde a competência dos formadores supervisores e o tipo de relações supervisivas que se estabelecem neste processo são determinantes. Os autores abordados consideram que o processo de Supervisão pode ser considerado como um processo de resolução de problemas, em que o observador e o observado desenvolvem formas de resolução de tarefas através de estratégias técnico-didáticas adequadas num contexto afetivo-relacional adequado envolvido numa atmosfera favorável. São vários os fatores que determinam e influenciam diretamente o ensino da natação: A relação professor-aluno em natação depende da sua capacidade ou habilidade em comunicar com os seus alunos; Criar um ambiente seguro, com um domínio exímio dos conteúdos técnicos, uma estratégia de ensino adequada a cada situação de aprendizagem são a chave para o tipo de trabalho que se pretende em natação. A modalidade específica da natação requer procedimentos e intervenções específicas que se prendem essencialmente com a transição para o meio aquático, ou seja, dotando os professores de capacidades interventivas na modalidade, cujos padrões técnicos e metodologias de ensino se tornam necessárias para dominar e promover um ensino de sucesso.pt_PT
dc.description.abstractIn terms of teaching practices, supervised pedagogical practice is effectively a solid training strategy, where the competence of supervisors and the type of supervision relationships that are established in this process are decisive. The cited authors consider that the Supervision process can be considered as a problem-solving process, in which the observer and the observed develop techniques of solving tasks through appropriate technical-didactic strategies in an adequate affective-relational context involved in a favourable atmosphere. There are several factors that determine and directly influence swimming instructions: The teacher-student relationship in swimming depends on his ability or ability to communicate with his students; Creating a safe environment, with an excellent knowledge of technical content, a teaching strategy appropriate to each learning situation are the keys to the type of work that is intended in swimming. This specific sport requires specific procedures and interventions that are essentially related to the transition to the aquatic environment, that is, increase in teachers with interventional skills, whose technical standards and teaching methodologies become necessary to dominate and promote a success in teaching.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSamuel Honório, Marco Batista, João Serrano, João Petrica, Jorge Santos, João Rocha, Júlio Martins (2020). Supervisão Pedagógica em Natação. In Petrica J, Faustino A, Santos J, Paulo R. (Eds). Pedagogia do Desporto, Abordagens Académicas de Investigação. Novas Edições Académicas: ISBN: 978-620-2-80606-0.pt_PT
dc.identifier.isbn978-620-2-80606-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7399
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherNovas Edições Académicaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://my.nea-edicoes.com/catalog/details/store/ru/book/978-620-2-80606-0/pedagogia-do-desporto?search=pedagogia%20do%20desportopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectNataçãopt_PT
dc.subjectSupervisão Pedagógicapt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectSwimmingpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleSupervisão Pedagógica em Nataçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMauritiuspt_PT
oaire.citation.endPage122pt_PT
oaire.citation.startPage107pt_PT
oaire.citation.titlePedagogia do Desporto, Abordagens Académicas de Investigaçãopt_PT
person.familyNameHONÓRIO
person.familyNameSilva Batista
person.familyNameSerrano
person.familyNamePetrica
person.familyNameSantos
person.familyNameRocha
person.givenNameSAMUEL
person.givenNameMarco Alexandre
person.givenNameJoão
person.givenNameJoao
person.givenNameJorge Manuel Folgado
person.givenNameJoão
person.identifier1450670
person.identifier1319670
person.identifier0000000068504193
person.identifier0000000069382669
person.identifier1392657
person.identifier.ciencia-idA011-9441-2654
person.identifier.ciencia-id191E-AA52-C968
person.identifier.ciencia-id3D18-3920-0D69
person.identifier.ciencia-id5C10-7709-03DB
person.identifier.ciencia-idA61E-984A-63B0
person.identifier.ciencia-id3617-B345-B619
person.identifier.orcid0000-0003-1863-344X
person.identifier.orcid0000-0003-3318-2472
person.identifier.orcid0000-0001-5112-4984
person.identifier.orcid0000-0002-0752-2093
person.identifier.orcid0000-0002-5187-4862
person.identifier.orcid0000-0003-3073-6257
person.identifier.ridN-9104-2016
person.identifier.ridG-8650-2011
person.identifier.scopus-author-id55382546200
person.identifier.scopus-author-id57190249734
person.identifier.scopus-author-id57195137380
person.identifier.scopus-author-id55777717400
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7ea045cb-d421-4d6f-9078-e058b2fd4549
relation.isAuthorOfPublication0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66
relation.isAuthorOfPublication55f430ff-7de4-428b-952e-de7b346b22d5
relation.isAuthorOfPublication7f156570-ec3d-455b-b2ed-d761911b2f9e
relation.isAuthorOfPublicationfc74c757-46d9-4d57-b859-663ab126a8d0
relation.isAuthorOfPublication2ae6df58-a1ce-4775-a850-ed416cc65965
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0d3d851b-dad8-4505-bf0d-14ff17962b66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro Pedagogia do Desporto_final.pdf
Size:
4.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format