Repository logo
 
Publication

Atividades de ensino experimental associadas às TIC: contributo da utilização dos sensores Easy Sense no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorAlveirinho, Dolores
dc.contributor.authorPinheiro, Sofia de Sousa Martins
dc.date.accessioned2022-03-04T08:53:45Z
dc.date.available2022-03-04T08:53:45Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractAtravés do estudo realizado procurámos averiguar o contributo dos sensores Easy Sense, associados a atividades do Ensino Experimental em contexto de sala de aula, na aquisição de aprendizagens dos alunos. Esta investigação decorreu numa escola da cidade de Castelo Branco, numa turma composta por vinte alunos. A metodologia utilizada na investigação tratou-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Como técnicas de recolha de tratamento de dados foram utilizadas: notas de campo, inquéritos por questionário aos encarregados de educação, entrevistas semiestruturadas às professoras a lecionar no agrupamento, de forma a averiguar as suas opiniões acerca da utilização das TIC em contexto pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os Sensores Easy Sense em sala de aula. Através dos dados recolhidos concluímos que os sensores Easy Sense mostraram ser uma mais-valia, pois facilitaram, motivaram e envolveram os alunos na aquisição de melhores aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractA travers l'étude réalisée, nous avons cherché à investiguer l'apport des capteurs Easy Sense, associés aux activités d'Enseignement Expérimental dans le cadre de la classe, dans l'acquisition des apprentissages des élèves. Cette enquête s'est déroulée dans une école de la ville de Castelo Branco, dans une classe d'une vingtaine d'élèves. La méthodologie utilisée dans l'enquête était une enquête-action et une étude comparative. Comme techniques de collecte de données, des notes de terrain, des enquêtes par questionnaire auprès des tuteurs, des entretiens semi-directifs avec des enseignants enseignant dans le groupe ont été utilisés, afin de connaître leurs opinions sur l'utilisation des TIC dans un contexte personnel et professionnel, sur l'enseignement expérimental et Easy Sense. Capteurs en classe. A travers les données collectées, nous avons conclu que les capteurs Easy Sense s'avéraient être un atout, car ils facilitaient, motivaient et impliquaient les étudiants dans l'acquisition d'un meilleur apprentissage.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, H., Alveirinho, D. & Pinheiro, S. (2022). Atividades de ensino experimental associadas às TIC: contributo da utilização dos sensores Easy Sense no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Medeiros, R. & Faria, A. (Orgs). Atas XXVIII Colóquio AFIRSE Portugal. ISBN: 978-989-8272-41-6. (pp. 266-275). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-41-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7916
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectEnsino experimentalpt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectSensores easy sensept_PT
dc.subject1er cycle de l'éducation de basept_PT
dc.subjectEnseignement expérimentalpt_PT
dc.subjectTechnologies de l'information et de la communicationpt_PT
dc.subjectCapteurs sensoriels easy sensept_PT
dc.titleAtividades de ensino experimental associadas às TIC: contributo da utilização dos sensores Easy Sense no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage275pt_PT
oaire.citation.startPage266pt_PT
oaire.citation.titleXXVIII Colóquio AFIRSE Portugalpt_PT
person.familyNameGil
person.familyNameAlveirinho
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.givenNameDolores
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
person.identifier.orcid0000-0003-2684-0633
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication38de1bbd-a6ef-4c32-a045-9170ac00d8ba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery38de1bbd-a6ef-4c32-a045-9170ac00d8ba

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Atas_ES_HG_DA_SP_AFIRSE_2022.pdf
Size:
703.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format