Repository logo
 
Publication

A educação perante o advento da ‘sociedade do saber’ e o mercado de trabalho

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2015-03-18T15:22:56Z
dc.date.available2015-03-18T15:22:56Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA nova ordem mundial e transnacional faz que a globalização apresente alguns problemas educativos, entre eles, a identidade. Tudo isto determina no sujeito (aprendiz e aprendente), para ser ele próprio e poder desenvolver as suas capacidades, destrezas, valores e atitudes, a necessidade de se apoiar na síntese das experiências individualizadas, obrigando a escola a responder a este novo cenário, quer ao nível da estrutura organizativa, quer ao nível curricular. O advento da sociedade pós-capitalista do conhecimento ou do saber prova mudanças e conotações essenciais, alterando a revolução da produção em massa e da produtividade para a revolução da produtividade do conhecimento, da informação ou dos ‘intangíveis’. Trataremos de expor alguns pressupostos determinantes para o futuro do trabalho humano na sociedade do conhecimento, não deixando de aludir ao papel da ‘refundação da escola’. As novas formas de trabalho ao nível da educação actual implica a procura de alternativas (projecto curricular de escola e de turma, conteúdos e métodos como meios e não fins e o papel do professor ‘mediador’ das aprendizagens), de modo a capacitar o futuro cidadão e trabalhador para esta nova sociedade do conhecimento e da informação.por
dc.description.abstractAbstract - The new transnational world order causes globalization to present some educational problems; among them, the identity. This situation stimulates the subject (“aprendiz”and”aprendente”) to be himself and to be able to develop their capabilities, skills, values, attitudes, the need to turn to turn to individual experiences, compelling the school to respond to this new scenario, in terms of both organizational structure and curricular level. The advent of the post-capitalist knowledge society goes through changes and critical connotations, shifting from the mass production revolution and productivity to the revolution of knowledge productivity, information or the “intangibles”. We will attempt to expose some crucial assumptions for human labor in the knowledge society while alluding to the role of the “Refounding of the school”. The new forms of labor at the level of current education implies the search for alternatives (draft class and school curriculum, content and methods as a means and methods as a means and not as a purpose and the role of the teacher as a “mediator” of learning) so as to empower future citizens and workers to the new knowledge and information society.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2012) - A educação perante o advento da ‘sociedade do saber’ e o mercado de trabalho. Revista Montagem. ISSN 0104-4826. Ano 14, n.º 14, p. 49-62.por
dc.identifier.issn0104-4826
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2750
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCentro Universitário Moura Lacerdapor
dc.subjectSociedade do conhecimentopor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectMudançaspor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectEscola refundadapor
dc.subjectProfessor mediadorpor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectCompetências profissionaispor
dc.subjectKnowledge societypor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectChangespor
dc.subjectKnowledgepor
dc.subjectRefunded schoolpor
dc.subjectMediator professorpor
dc.subjectSchool culturepor
dc.subjectProfessional skillspor
dc.titleA educação perante o advento da ‘sociedade do saber’ e o mercado de trabalhopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRibeirão Pretopor
oaire.citation.endPage62por
oaire.citation.startPage49por
oaire.citation.titleRevista Montagempor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista Montagem-A Educação.pdf
Size:
14.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: