Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.38 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviƧos de Tecnologias da Informação (TI). Define as funƧƵes e responsabilidades de cada departamento e indivĆduo em relação aos serviƧos de TI. PropƵe um conjunto de boas prĆ”ticas e processos, que visam a auxiliar as organizaƧƵes na gestĆ£o eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviƧos). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) Ć© uma framework utilizada no contexto da gestĆ£o do ITSM. Ć um conjunto especĆfico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviƧos de TI.
Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio.
Description
Keywords
Information technology service management (ITSM) Information technology infrastructure library (ITIL) Gestão de processo de negócio Gestão de serviços empresariais Sistema de monitorização
Citation
BATUCA, Nuno ; CALDEIRA, João M.L.P. ; SOARES, Vasco N.G.J. (2023) - IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source. 34º SeminÔrio da Rede TemÔtica de Comunicações Móveis (RTCM). Instituto de Telecomunicações, Aveiro.