Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ISMTI_OS.pdf2.38 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O IT Service Management (ITSM) descreve a forma como uma organização gere os seus serviços de Tecnologias da Informação (TI). Define as funções e responsabilidades de cada departamento e indivíduo em relação aos serviços de TI. Propõe um conjunto de boas práticas e processos, que visam a auxiliar as organizações na gestão eficiente da infraestrutura de TI (i.e., componentes e serviços). Contribui para uma maior produtividade, redução de custos e aumento da satisfação do cliente. O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma framework utilizada no contexto da gestão do ITSM. É um conjunto específico de processos e diretrizes para o fornecimento de serviços de TI. Esta apresentação centra-se na implementação de um sistema de monitorização de TI baseado em ferramentas open source, capaz de monitorizar e analisar em tempo real o funcionamento da infraestrutura de TI de uma organização. Este sistema pode desempenhar um papel fundamental na definição da estratégia de TI mais adequada para o negócio. Tem implicação na melhoria da qualidade dos serviços e no aumento do valor agregado ao negócio.

Description

Keywords

Information technology service management (ITSM) Information technology infrastructure library (ITIL) Gestão de processo de negócio Gestão de serviços empresariais Sistema de monitorização

Citation

BATUCA, Nuno ; CALDEIRA, João M.L.P. ; SOARES, Vasco N.G.J. (2023) - IT Service Management: Sistema de monitorização baseado em ferramentas open source. 34º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis (RTCM). Instituto de Telecomunicações, Aveiro.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue