Repository logo
 
Publication

A utilização de vários tipos de memorização para a otimização da performance de alunos de percussão

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorFonte, Vera Maria Seco Afonso da
dc.contributor.advisorDias, André Filipe Pereira da Silva
dc.contributor.authorPereira, Pedro Daniel Inverneiro
dc.date.accessioned2024-09-13T11:25:39Z
dc.date.available2024-09-13T11:25:39Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionRelatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório esta dividido em duas partes e foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico que pressupõem a realização de um estágio profissional e de um projeto de investigação. Na primeira parte são apresentados os registos das atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada que se realizou no Centro de Cultura Musical (CCM) em Santo Tirso com um aluno do 8.º ano e a orquestra de sopros do mesmo ano. A segunda parte inclui o projeto de investigação que tem como objetivo conhecer e analisar os efeitos da aplicação de diferentes métodos de memorização no desempenho de alunos de percussão. A investigação centra-se na compreensão das principais diferenças entre métodos de memorização mais intuitivos e centrados na repetição e métodos mais deliberados que fomentem o desenvolvimento de diferentes tipos de memória, em particular o recurso ao canto, organização metódica do estudo, uso de pads de estudo e análise harmónica. O estudo visa ainda avaliar o impacto da avaliaçáo das estratégias aplicadas na evolução da aprendizagem dos alunos de percussão (analisando a eficácia e a rapidez na assimilação de estudos e peças musicais) e a sua segurança em palco. Recorrendo a metodologia de estudo de caso, o presente estudo foi realizado com cinco alunos de percussão dos 7.º, 8.º, 11.º e 12.º anos e foi complementado com entrevistas a sete professores da disciplina de Percussão. O impacto da investigação foi avaliado através da recolha e da análise de entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os dados obtidos sugeriram um aumento significativo na confiança e segurança musical dos participantes. O processo de memorização mais consistente por parte dos alunos resultou numa abordagem mais tranquila e focada nas suas atuações em palco. A metodologia de intervenção adotada, que combinou diversos elementos como a voz, a organização estruturada e a análise harmónica, demonstrou ainda uma maior eficácia na compreensão da música, contribuindo para um desenvolvimento mais abrangente dos alunos enquanto intérpretes.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This report is divided into two parts and it was developed as part of the curricular units of Supervised Teaching Practice and Artistic Teaching Project, which includes professional internship and a research project. In the first part are listed all the activities developed throughout the Supervised Teaching Practice, which took place at the Centro de Cultura Musical (CCM) in Santo Tirso with an 8th-grade student and the wind orchestra of the same year. The second part includes the research project aimed at understanding and analyzing the effects of applying different memorization methods on the performance of percussion students. The research focuses on understanding the main differences between more intuitive memorization methods centered on repetition and more deliberate methods that promote the development of different types of memory, particularly involving singing, methodical study organization, the use of study pads and harmonic analysis. The study also aims to assess the impact of evaluating the applied strategies on the evolution of the knowledge of percussion students (analyzing the effectiveness and speed of assimilation of studies and musical pieces) and their stage confidence. Using a case study methodology, this study involved five percussion students from the 7th, 8th, 11th, and 12th grades and was complemented with interviews with seven teachers of the subject Percussion. The impact of the research was evaluated through the collection and analysis of semi-structured interviews and direct observation. The data obtained suggested a significant increase in the participants' musical confidence and security. A more consistent memorization process by the students lead to calmer and more focused approach in their stage performances. The intervention methodology that was used, which combined various elements such as voice, structured organization and harmonic analysis, also demonstrated greater effectiveness in understanding music, contributing to a more comprehensive development of the students as performers.pt_PT
dc.identifier.tid203697502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9159
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMemorizaçãopt_PT
dc.subjectEstratégias de memorizaçãopt_PT
dc.subjectTipo de memóriapt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectMemorizationpt_PT
dc.subjectMemorization strategiespt_PT
dc.subjectType of memorypt_PT
dc.subjectPercussionpt_PT
dc.titleA utilização de vários tipos de memorização para a otimização da performance de alunos de percussãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relato_rio+de+Esta_gio+Pedro+Pereira+-+A+utilizac_a_o+de+va_rios+tipos+de+memorizac_a_o+para+a+o.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: