Repository logo
 
Publication

O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.

dc.contributor.authorPinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
dc.date.accessioned2012-07-24T09:36:54Z
dc.date.available2012-07-24T09:36:54Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstract“O dia-a-dia da dislexia na sala de aula - Os conhecimentos dos professores do 1º Ciclo sobre os alunos disléxicos” é a temática do nosso estudo, no qual pretendemos abordar o tema, bem como descrever os conhecimentos dos professores. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo atuais e pertinentes. Este trabalho tem como base um estudo histórico descritivo, que pretende averiguar os conhecimentos dos professores do 1º Ciclo do ensino básico, de um agrupamento no concelho de Sintra, que foi desativado no ano letivo de 2010/2011, sobre a dislexia e compará-los com o que a investigação tem dado a conhecer. O instrumento de investigação utilizado, consistiu num questionário, que foi aplicado aos professores com turma do referido agrupamento. A leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar um conjunto de símbolos impressos. Não sendo um processo natural, como a linguagem oral, este ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as crianças disléxicas, o ato de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória, juntamente com as políticas educativas inclusivas, modificou-se a tradicional população escolar. Cabe à escola no geral e aos professores em particular, o papel de incluir os alunos, de modo a que estes tenham sucesso educativo. A existência nas escolas, de cada vez mais de alunos com dificuldades de aprendizagens específicas, nomeadamente a dislexia, implica por parte dos professores com turma, a necessidade de refletir, atualizar e de aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Consideramos essencial que o professor conheça as características/comportamentos que os disléxicos apresentam, a fim de melhor avaliar e intervir sobre estas crianças na sala de aula.por
dc.identifier.citationPINTO, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira (2012) - O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 95 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1372
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectDificuldades de aprendizagem específicaspor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectConhecimentos dos professores sobre a dislexiapor
dc.titleO dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage95por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dislexia na sala de aula Estudo Descritivo-Historico.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: