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O plano curricular de acordeão no 3º Ciclo: Análise crítica e proposta de programa

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Abstract(s)

Este relatório resulta do trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – variante de Instrumento (Acordeão) e Música de Conjunto – da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, em particular na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES). O documento encontra-se dividido em duas partes: o resumo do dossiê de estágio, que descreve a PES, e um estudo de investigação na área do ensino do acordeão. A primeira parte do documento consiste na descrição da Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo de 2023/2024, no Conservatório de Música do Porto (CMP). Esta secção inclui a caracterização do conservatório e do meio onde se insere, uma breve descrição da classe, do currículo da disciplina de acordeão e dos alunos envolvidos no estágio. Em seguida, apresentam-se as planificações, descrições e reflexões das aulas de instrumento e de classe de conjunto realizadas ao longo do ano, bem como uma reflexão final acerca da prática pedagógica desenvolvida. Por fim, são detalhadas as atividades desenvolvidas no âmbito da PES, incluindo-se breves descrições e os cartazes correspondentes. A segunda parte deste relatório incide sobre o estudo de investigação intitulado “O plano curricular de acordeão no 3º ciclo: análise crítica e proposta de programa.” O objetivo inicial consistiu na criação de um programa curricular que resultasse da conjuntura dos demais programas pedagógicos existentes para o instrumento, procurando definir de forma mais clara e objetiva os conteúdos a abordar nos 3.º, 4.º e 5.º graus. Para tal, foi realizada uma análise comparativa dos programas de acordeão em uso nas escolas públicas nacionais e recolhidos dados através de inquéritos por questionário dirigidos a docentes e alunos dessas instituições. Adicionalmente, procedeu-se à análise da bibliografia recomendada nos programas em vigor, de forma a compreender o nível de consenso na catalogação do repertório e comparar essas escolhas com programas internacionais. O processo supramencionado permitiu redigir um novo programa curricular acompanhado de uma bibliografia recomendada para o 3º ciclo do ensino básico.
Abstract: This report results from the work carried out as part of the Master’s Degree in Music Teaching – Instrument (Accordion) and Ensemble Music – at the Escola Superior de Artes Aplicadas (School of Applied Arts) in Castelo Branco, particularly in the curricular unit of Supervised Teaching Practice. This document is divided into two main parts: a summary of the internship portfolio, and a research study in the field of accordion teaching. The first part of the document addresses the work related to the Supervised Teaching Practice carried out during the 2023/2024 academic year at the Conservatório de Música do Porto (Oporto Conservatory of Music). This section includes the characterization of the conservatory and its surrounding context, followed by a brief description of the accordion class, the curriculum of the discipline, and the students involved in the internship. Subsequently, the planning, descriptions, and reflections of the instrument lessons and ensemble classes conducted throughout the year are presented, as well as a final reflection on the pedagogical practice developed. Finally, the activities carried out within the Supervised Teaching Practice are detailed, including brief descriptions and the corresponding posters. The second part focuses on the research study entitled “The Accordion Curriculum in the 3rd Cycle: Critical Analysis and Programme Proposal.” The main objective was to develop a curricular programme from a critical synthesis of the various existing pedagogical programmes for the instrument, aiming to define more clearly and objectively the contents to be addressed in the 3rd, 4th and 5th grades. To this end, a comparative analysis of accordion programmes used in public music schools in Portugal was conducted, complemented by data collected through questionnaires administered to teachers and students from those institutions. Additionally, the recommended bibliographies from the current programmes were analysed, with the aim of assessing the level of consensus in repertoire classification and comparing these choices with international programmes. This process culminated in the drafting of a new curricular proposal, accompanied by a recommended bibliography specifically designed for the 3rd cycle of basic education.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Plano curricular Acordeão Análise crítica Proposta de programa Bibliografia recomendada Curricular plan Accordion Critical analysis Programme proposal Recommended bibliography

Pedagogical Context

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