Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory of elderly people in computerized cognitive training

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Revista Caderno Pedagógico_2024.pdf547.11 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo aborda uma revisão sistemática sobre as funções neuropsicológicas da atenção e da memória em pessoas idosas submetidas a treinamento cognitivo computadorizado. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, incluindo Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals e Wiley Online Library, considerando artigos publicados nos últimos 12 anos, em português, inglês e espanhol. Os critérios de elegibilidade incluíram a definição explícita da área de concentração, a utilização de treinamento cognitivo informatizado, a existência de resultados e um público composto por pessoas idosas. A seleção dos estudos foi realizada em três etapas: identificação, triagem e elegibilidade, contando com a participação de dois pesquisadores de forma simultânea e independente. A pesquisa bibliográfica resultou em um total de 328 estudos e, após exclusão dos estudos duplicados e revisão de títulos, resumos e textos completos, foram incluídos 20 estudos para a síntese qualitativa. A caracterização dos estudos incluídos na revisão sistemática foi apresentada em um quadro que detalha informações sobre os principais autores, ano de publicação, país de origem da pesquisa, critérios de elegibilidade, fontes de dados, instrumentos de avaliação, tipo de estudo, método, objetivos resultados esperados, resultados clínicos, métodos de análise, limitações, lacunas e implicações clínicas. Como resultado, verificou-se a importância da estimulação cognitiva como estilo de vida saudável para o cérebro, e identificou-se que a utilização do treinamento cognitivo informatizado apresenta ganhos nas funções neuropsicológicas de atenção e memória em pessoas idosas.
Abstract: This article addresses a systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory in elderly people undergoing computerized cognitive training. This search was carried out in electronic databases, including Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals and Wiley Online Library, considering articles published in the last 12 years in Portuguese, English, and Spanish. Eligibility criteria included the explicit definition of the area of concentration, the use of computerized cognitive training, the existence of results and an audience composed of elderly people. The selection of studies was carried out in three stages: identification, screening, and eligibility, with the participation of two researchers simultaneously and independently. The bibliographical research resulted in a total of 328 studies and, after excluding duplicate studies and reviewing titles, abstracts, and full texts, 20 studies were included for qualitative synthesis. The characterization of the studies included in the systematic review was presented in a table that details information about the main authors, year of publication, country of origin of the research, eligibility criteria, data sources, evaluation instruments, type of study, method, objectives expected outcomes, clinical outcomes, analysis methods, limitations, gaps, and clinical implications. As a result, the importance of cognitive stimulation as a healthy lifestyle for the brain was verified, and it was identified that the use of computerized cognitive training presents gains in the neuropsychological functions of attention and memory in elderly people
Resumen: Este artículo aborda una revisión sistemática de las funciones neuropsicológicas de la atención y la memoria en personas mayores sometidas a entrenamiento cognitivo computarizado. Esta búsqueda se realizó en bases de datos electrónicas, incluidas Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals y Wiley Online Library, considerando artículos publicados en los últimos 12 años en portugués, inglés y español. Los criterios de elegibilidad incluyeron la definición explícita del área de concentración, el uso de entrenamiento cognitivo computarizado, la existencia de resultados y una audiencia compuesta por personas mayores. La selección de los estudios se realizó en tres etapas: identificación, cribado y elegibilidad, con la participación de dos investigadores de forma simultánea e independiente. La investigación bibliográfica resultó en un total de 328 estudios y, después de excluir estudios duplicados y revisar títulos, resúmenes y textos completos, se incluyeron 20 estudios para síntesis cualitativa. La caracterización de los estudios incluidos en la revisión sistemática se presentó en una tabla que detalla información sobre los autores principales, año de publicación, país de origen de la investigación, criterios de elegibilidad, fuentes de datos, instrumentos de evaluación, tipo de estudio, método, objetivos. resultados esperados, resultados clínicos, métodos de análisis, limitaciones, lagunas e implicaciones clínicas. Como resultado, se verificó la importancia de la estimulación cognitiva como estilo de vida saludable para el cerebro, y se identificó que el uso del entrenamiento cognitivo computarizado presenta ganancias en las funciones neuropsicológicas de atención y memoria en personas mayores.

Description

Keywords

Treinamento Cognitivo Computadorizado Atenção Memória Pessoas Idosas Computerized Cognitive Training Attention Memory Elderly people Entrenamiento Cognitivo Computarizado Atención Memoria Personas mayores

Citation

Junior, E., Pasqualotti, A., Gil, H. & Kieling, M. (2024). A systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory of elderly people in computerized cognitive training. Revista Caderno Pedagógico – Studies Publicações, 21(8), 1-28. DOI: 10.54033/cadpedv21n8-110

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Revista Caderno Pedagógico - Studies Publicações

Altmetrics