Repository logo
 
Publication

A systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory of elderly people in computerized cognitive training

dc.contributor.authorJunior, Emerson
dc.contributor.authorPasqualotti, Adriano
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.contributor.authorKieling, Mônica
dc.date.accessioned2024-09-02T08:13:51Z
dc.date.available2024-09-02T08:13:51Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste artigo aborda uma revisão sistemática sobre as funções neuropsicológicas da atenção e da memória em pessoas idosas submetidas a treinamento cognitivo computadorizado. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, incluindo Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals e Wiley Online Library, considerando artigos publicados nos últimos 12 anos, em português, inglês e espanhol. Os critérios de elegibilidade incluíram a definição explícita da área de concentração, a utilização de treinamento cognitivo informatizado, a existência de resultados e um público composto por pessoas idosas. A seleção dos estudos foi realizada em três etapas: identificação, triagem e elegibilidade, contando com a participação de dois pesquisadores de forma simultânea e independente. A pesquisa bibliográfica resultou em um total de 328 estudos e, após exclusão dos estudos duplicados e revisão de títulos, resumos e textos completos, foram incluídos 20 estudos para a síntese qualitativa. A caracterização dos estudos incluídos na revisão sistemática foi apresentada em um quadro que detalha informações sobre os principais autores, ano de publicação, país de origem da pesquisa, critérios de elegibilidade, fontes de dados, instrumentos de avaliação, tipo de estudo, método, objetivos resultados esperados, resultados clínicos, métodos de análise, limitações, lacunas e implicações clínicas. Como resultado, verificou-se a importância da estimulação cognitiva como estilo de vida saudável para o cérebro, e identificou-se que a utilização do treinamento cognitivo informatizado apresenta ganhos nas funções neuropsicológicas de atenção e memória em pessoas idosas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This article addresses a systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory in elderly people undergoing computerized cognitive training. This search was carried out in electronic databases, including Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals and Wiley Online Library, considering articles published in the last 12 years in Portuguese, English, and Spanish. Eligibility criteria included the explicit definition of the area of concentration, the use of computerized cognitive training, the existence of results and an audience composed of elderly people. The selection of studies was carried out in three stages: identification, screening, and eligibility, with the participation of two researchers simultaneously and independently. The bibliographical research resulted in a total of 328 studies and, after excluding duplicate studies and reviewing titles, abstracts, and full texts, 20 studies were included for qualitative synthesis. The characterization of the studies included in the systematic review was presented in a table that details information about the main authors, year of publication, country of origin of the research, eligibility criteria, data sources, evaluation instruments, type of study, method, objectives expected outcomes, clinical outcomes, analysis methods, limitations, gaps, and clinical implications. As a result, the importance of cognitive stimulation as a healthy lifestyle for the brain was verified, and it was identified that the use of computerized cognitive training presents gains in the neuropsychological functions of attention and memory in elderly peoplept_PT
dc.description.abstractResumen: Este artículo aborda una revisión sistemática de las funciones neuropsicológicas de la atención y la memoria en personas mayores sometidas a entrenamiento cognitivo computarizado. Esta búsqueda se realizó en bases de datos electrónicas, incluidas Lilacs, Medline, Scopus, Web of Science, Scielo, Sbie, Eric, IEEE Xplore, Ovid, Science Direct, SpringerLink, SAGE Journals y Wiley Online Library, considerando artículos publicados en los últimos 12 años en portugués, inglés y español. Los criterios de elegibilidad incluyeron la definición explícita del área de concentración, el uso de entrenamiento cognitivo computarizado, la existencia de resultados y una audiencia compuesta por personas mayores. La selección de los estudios se realizó en tres etapas: identificación, cribado y elegibilidad, con la participación de dos investigadores de forma simultánea e independiente. La investigación bibliográfica resultó en un total de 328 estudios y, después de excluir estudios duplicados y revisar títulos, resúmenes y textos completos, se incluyeron 20 estudios para síntesis cualitativa. La caracterización de los estudios incluidos en la revisión sistemática se presentó en una tabla que detalla información sobre los autores principales, año de publicación, país de origen de la investigación, criterios de elegibilidad, fuentes de datos, instrumentos de evaluación, tipo de estudio, método, objetivos. resultados esperados, resultados clínicos, métodos de análisis, limitaciones, lagunas e implicaciones clínicas. Como resultado, se verificó la importancia de la estimulación cognitiva como estilo de vida saludable para el cerebro, y se identificó que el uso del entrenamiento cognitivo computarizado presenta ganancias en las funciones neuropsicológicas de atención y memoria en personas mayores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJunior, E., Pasqualotti, A., Gil, H. & Kieling, M. (2024). A systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory of elderly people in computerized cognitive training. Revista Caderno Pedagógico – Studies Publicações, 21(8), 1-28. DOI: 10.54033/cadpedv21n8-110pt_PT
dc.identifier.doi10.54033/cadpedv21n8-110pt_PT
dc.identifier.issn1983-0882
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9143
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Caderno Pedagógico - Studies Publicaçõespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTreinamento Cognitivo Computadorizadopt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectPessoas Idosaspt_PT
dc.subjectComputerized Cognitive Trainingpt_PT
dc.subjectAttentionpt_PT
dc.subjectMemorypt_PT
dc.subjectElderly peoplept_PT
dc.subjectEntrenamiento Cognitivo Computarizadopt_PT
dc.subjectAtenciónpt_PT
dc.subjectMemoriapt_PT
dc.subjectPersonas mayorespt_PT
dc.titleA systematic review of the neuropsychological functions of attention and memory of elderly people in computerized cognitive trainingpt_PT
dc.title.alternativeRevisão sistemática das funções neuropsicológicas de atenção e memória de pessoas idosas em treinamento cognitivo computadorizadopt_PT
dc.title.alternativeUna revisión sistemática de las funciones neuropsicológicas de atención y memoria de personas mayores en el entrenamiento cognitivo computarizadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Caderno Pedagógico – Studies Publicaçõespt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista Caderno Pedagógico_2024.pdf
Size:
547.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: