Repository logo
 
Publication

Ensino profissional português : constrangimentos historiográficos e pressupostos de relevância no contexto europeu

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.authorMartins, Susana Isabel Bártolo
dc.date.accessioned2017-09-18T08:44:31Z
dc.date.available2017-09-18T08:44:31Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo de índole histórico-descritivo e hermenêutico trata a evolução do ensino técnico-profissional português desde século XVIII até hoje, sendo norteado pelos seguintes objetivos: analisar historicamente o ensino técnico-profissional e/ou formação profissional nos seus pressupostos e nas medidas de política educativa naquele período histórico; compreender os constrangimentos e as contradições caracterizadoras da formação profissional (escola pública ou escola profissional); identificar alguns pressupostos da relevância do ensino profissional no europeu e os seus impactos no sistema educativo português. O marco teórico será a legislação nacional e europeia, além de fontes historiográficas sobre ensino técnico-profissional, de modo a compreender a formação para o “trabalho” feito nas escolas. Indica-se que pouco a pouco foram implementadas várias respostas às solicitações europeias para a educação, formação e qualificação das populações. A educação/formação profissional deve ser encarada globalmente em uma valorização do e pelo trabalho, convertendo-se em um fator construtivo da cidadania ativa e de uma ética de responsabilidade comum.pt_PT
dc.description.abstractThe study of historical and descriptive and hermeneutic character is the development of technical and vocational education Portuguese, from the eighteenth century until today, being guided by the following objectives: historically analyze the technical and vocational education and / or training in their assumptions andmeasures educational policy that historical period; understand the constraints and contradictions caraterizadoras vocational training (public school or vocational school); identify some assumptions of the relevance of vocational education in the European context and its impact on the Portuguese education system. The theoretical framework will be national and European legislation and historiographical sources on technical and vocational education in order to understand the formation to ‘work’ done in schools. It indicates that little by little have been implemented several answers to European requests for education, training and qualifications of the population. Education / vocational training should be seen globally on a valuation of and work, becoming a constructive factor of active citizenship and a common responsibility ethic.pt_PT
dc.description.abstractEl estudio de carácter histórico y descriptivo y hermenéutica es el desarrollo de la técnica y profesional portugués educación, desde el siglo XVIII hasta nuestros días, siendo guiado por los siguientes objetivos: analizar históricamente la formación y / o capacitación técnica y profesional en los supuestos y medidas política educativa que período histórico; comprender las limitaciones y contradicciones caraterizadoras formación profesional (escuela pública o escuela de formación profesional); identificar algunos supuestos de la relevancia de la formación profesional en el contexto europeo y su impacto en el sistema educativo portugués. El marco teórico será la legislación nacional y europea y las fuentes historiográficas sobre la educación técnica y profesional con el fin de entender la formación de “trabajo” hecho en las escuelas. Indica que poco a poco se han aplicado varias respuestas a las solicitudes europeas para la educación, la formación y la cualificación de la población. / Formación profesional La educación debe ser vista a nivel mundial en una valoración de y el trabajo, convirtiéndose en un factor constructivo de una ciudadanía activa y una ética de la responsabilidad común.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto ; MARTINS, Susana (2015) - Ensino profissional português : constrangimentos historiográficos e pressupostos de relevância no contexto europeu. Revista de Ciências da Educação. ISSN 2317-6091. Ano XVII, nº 32, p. 43-69.pt_PT
dc.identifier.issn2317-6091
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5702
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUNISALpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino profissional portuguêspt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectHistória do ensinopt_PT
dc.subjectCidadania ativapt_PT
dc.subjectPortuguese professional educationpt_PT
dc.subjectVocational trainingpt_PT
dc.subjectHistory of educationpt_PT
dc.subjectActive citizenshippt_PT
dc.subjectPortugués profesional de educaciónpt_PT
dc.subjectEntrenamiento vocacionalpt_PT
dc.subjectHistoria de la educaciónpt_PT
dc.subjectLa ciudadanía activapt_PT
dc.titleEnsino profissional português : constrangimentos historiográficos e pressupostos de relevância no contexto europeupt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulopt_PT
oaire.citation.endPage69pt_PT
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Ciências da Educaçãopt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ensino profissional portugues.pdf
Size:
711.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: