Repository logo
 
Publication

Bullying numa escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco : um estudo de caso no 2º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.advisorAgostinho, Clotilde Alves Nunes
dc.contributor.authorSequeira, Ana Rita Marinho
dc.date.accessioned2025-01-08T10:17:46Z
dc.date.available2025-01-08T10:17:46Z
dc.date.issued2024
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.pt_PT
dc.description.abstractO bullying é uma problemática que as Escolas enfrentam desde os primeiros anos escolares das crianças, sendo o tipo de violência mais frequente nestas instituições de ensino. Define-se como um episódio de intimidação ou vitimização entre pares, que ocorre de forma repetida e com intenção de causar lesão ou desconforto à vítima. Considerado um problema relacional, é cada vez mais urgente que as Escolas se organizem no sentido de tentar combater este fenómeno, pois é consensual que traz consequências nefastas ao ambiente escolar e à saúde e bem-estar dos alunos. É necessário que haja uma solução assente na promoção de relações saudáveis, positivas e de suporte, envolvendo toda a comunidade escolar. A transição entre ciclos é descrita pela literatura como um acontecimento do percurso escolar das crianças que pode ser problemático e desencadear situações de tensão e de stress, contribuindo para a ocorrência de comportamentos de agressão entre pares. Assim, o presente trabalho teve como principais objetivos estudar o bullying no 2º Ciclo do Ensino Básico numa Escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco, designadamente, identificar e caraterizar os casos de bullying entre os alunos, identificar o local onde é mais comum ocorrerem as agressões, conhecer as estratégias existentes na Escola para combater o bullying e a opinião da comunidade escolar sobre estas. Por fim, apresentar uma proposta de intervenção para combater o bullying, tendo em conta os resultados obtidos. No plano metodológico, o estudo organizou-se como um estudo de caso assente na utilização de instrumentos e técnicas de recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa, através da inquirição, por questionário, de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (n=52) e respetivos pais/encarregados de educação (n=52) e, por entrevista, à subdiretora da escola (n=1) e diretoras de turma de 2º Ciclo do Ensino Básico (n=5), psicóloga da Escola responsável por este ciclo de estudos (n=1) e assistentes operacionais (n=3). De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a maioria das ocorrências são situações esporádicas, no entanto, ainda existem alunos que estão envolvidos em condutas de bullying. Os tipos mais frequentes são o bullying verbal e o bullying físico (tipo direto), mas também ocorrem situações de bullying socioemocional (tipo indireto), maioritariamente na zona do recreio. As estratégias implementadas na Escola Básica e Secundária de Alcains têm como objetivo fomentar práticas antibullying, trabalhando as competências socioemocionais. Apesar do trabalho que já tem sido feito, torna-se ainda importante informar os membros da comunidade escolar sobre as estratégias já existentes e investir em formas de prevenir os casos de agressão entre as crianças e jovens.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Bullying is a challenge that schools face from the early years of children's education and is the most frequent type of violence in these institutions. It is defined as an episode of intimidation or victimization between peers, occurring repeatedly and with the intent to cause harm or discomfort to the victim. Since bullying is considered a relational problem, it is increasingly urgent for schools to organize themselves to combat this phenomenon, as there is a consensus that it has harmful consequences for the school environment and students' health and well-being. A solution is needed based on promoting healthy, positive, and supportive relationships involving the entire school community. The literature describes the transition between cycles as a potentially problematic event in children's school careers, which can trigger tension and stress, contributing to aggressive behavior among peers. Thus, the main objectives of this study were to study bullying in 5th and 6th grades in a rural school in the municipality of Castelo Branco, namely, to identify and characterize cases of bullying among students, to determine the place where aggression most commonly occurs, to understand the strategies that the school has in place to combat bullying and to gather the opinions of the school community on these approaches. Finally, an intervention proposal to combat bullying is presented, considering the results obtained. In terms of methodology, the study was organized as a case study, using both qualitative and quantitative data collection tools, including questionnaires administered to 5th and 6th grades students (n=52) and their parents/guardians (n=52) and interviews with the school's deputy head (n=1) and 5th and 6th grades class heads (n=5), the school psychologist responsible for this cycle (n=1) and operational assistants (n=3). According to the results, most occurrences were sporadic, but there are still students involved in bullying behavior. The most frequent types are verbal and physical bullying (direct type), but socio-emotional bullying (indirect type) also occurs, mostly in the playground area. The strategies implemented at Escola Básica e Secundária de Alcains aim to promote anti-bullying practices by developing socio-emotional skills. Despite the work already being done, it is still important to inform the school community about the existing strategies and invest in ways to prevent aggressive behavior among children and young people.pt_PT
dc.identifier.tid203783689pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/9274
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subject2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEstratégias de prevenção e intervençãopt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subject5th and 6th gradespt_PT
dc.subjectPrevention and intervention strategiespt_PT
dc.titleBullying numa escola do meio rural do Concelho de Castelo Branco : um estudo de caso no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Bullying_Ana+Sequeira_versão+final (1).pdf
Size:
2.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: