Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O_perfil_de_atenção_dos_alunos.pdf819.1 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Investigações recentes relevam a importância da análise do acto de ensinar e principalmente do estudo do pensamento do aluno, e em particular dos fatores que prendem a sua atenção nas aulas. A atenção, considerada uma poderosa variável mediadora, porque e notória a sua influencia no processo de enino aprendizagem, bem como a influencia mutua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e os resultados das aprendizagens. Pretendemos conhecer os aspetos que prendem a atenção dos alunos nos distintos momentos da aula de educação física, na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas. Serão selecionados a totalidade dos alunos do 3o Ciclo do Ensino Básico, de uma escola, com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, aos quais será aplicado o questionário (ATEST_EF), em distintas modalidades desportivas. Estudos anteriores indicam-nos que existem diferenças no perfil de atenção nos distintos momentos da aula de Educação Física e na lecionação de modalidades desportivas diferenciadas
Recent investigations state the importance of the analysis of the act of teaching act, and, mainly, of the study of the pupil’s way of thinking , taking into account the factors that can hold his/her attention in class. Attention is considered a powerful mediating variable because its influence in the teaching-learning process is evident, as well as the mutual influence between the teacher and the students’ behaviours and the results of the learning process. With this study, we intend to know the aspects that hold pupil’s attention throughout the different moments of the Physical Education classes when teaching different sports’ activities. Students aged between 12 to 16 years old from the 3rd Cycle of Portuguese Education system, attending the same school, will be asked to answer a questionnaire (ATEST_EF) on different sports’ activities. Previous studies show us that there are differences between the students’ attention level throughout the different moments of a Physical Education class and the teaching of different sports’ activities.

Description

Keywords

Educação física Pensamento do aluno Modalidades desportivas diferenciadas Atenção Physical education Student’s way of thinking Different sports’ activities Attention

Pedagogical Context

Citation

Santos, J.M. [et al.] (2014) – O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física : diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas diferenciadas. Revista Internacional de Deportes Colectivos, Nº 19, p. 105-118.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Asociación Española de Deportes Colectivos