Repository logo
 
Publication

Explorando as experiências de fluxo em matemática de estudantes futuros professores de educação básica

dc.contributor.authorMontoro Medina, Ana Belén
dc.contributor.authorGil Cuadra, Francisco
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2015-05-26T08:07:48Z
dc.date.available2015-05-26T08:07:48Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAs experiências de fluxo, estados de máxima concentração e desfrute, relacionam-se positivamente com o desempenho académico e com o compromisso com a matéria com a qual se produz. O presente trabalho explora as características das tarefas matemáticas que têm influência nas experiências de fluxo de estudantes futuros Professores do Ensino Básico (6-12 anos) ao trabalharem em grupo. Administrou-se um questionário fechado logo a seguir å conclusão da tarefa para identificar se os 230 estudantes da disciplina de "Ensino e Aprendizagem de Geometria e Medida " experimentaram fluxo. Além disso, gravaram-se alguns grupos de estudantes durante a realização das tarefas e recolheu-se informação sobre a sua experiência prévia em matemática. Os resultados sugerem que estabelecer metas claras, proporcionar feedback imediato, sentir-se capaz de resolver a tarefa, considerá-la interessante e útil são aspetos que favorecem a aparição de fluxo.por
dc.description.abstractAbstract - Flow experiences are states of deep concentration and enjoyment with the activity which is carried out. So, it is positively related to high performance and engagement with the activity that produced it. This work explore which aspects of mathematical tasks make easier flow to take place or block it to pre-service primary teachers while working in group. For this purpose, a closed questionnaire used to identify flow experiences was administrated to 230 students who attended the course "Teaching and learning of geometry and measure in Primary Education at the end of each of nine sessions. Moreover, some groups of student were videotaped doing the task and past experiences with mathematics information were collected. Results highlight the importance to flow of relevant and interesting tasks which set clear goals and provide immediatefeedback, and having confidence in being able to accomplish the task.por
dc.identifier.citationMONTORO MEDINA, Ana Belén ; GIL CUADRA, Francisco ; PAIXÃO, Fátima (2015) - Explorando as experiências de fluxo em matemática de estudantes futuros professores de educação básica. In XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 de março : atas. Lisboa : APM-Associação de Professores de Matemática. p. 78-91.por
dc.identifier.isbn978-972-8768-59-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2826
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPM-Associação de Professores de Matemáticapor
dc.subjectExperiências de fluxopor
dc.subjectMotivação em matemáticapor
dc.subjectTarefaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectFlow experiencespor
dc.subjectMathematics motivationpor
dc.subjectTaskspor
dc.subjectTeachers trainingpor
dc.subjectBasic educationpor
dc.titleExplorando as experiências de fluxo em matemática de estudantes futuros professores de educação básicapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapor
oaire.citation.endPage91por
oaire.citation.startPage78por
oaire.citation.titleXXVI Seminário de Investigação em educação Matemáticapor
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Explorando as experiências.pdf
Size:
549.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: