Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância dos índices físicos na aprendizagem a 4 baquetas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESTRADO_RUI_PEREIRA.pdf7.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A aprendizagem da técnica a 4 baquetas é uma fase importante durante a carreira e evolução de um percussionista, sendo que grande parte dos estudos e/ou peças de percussão se focam no aperfeiçoamento desta técnica. Atualmente, são utilizadas maioritariamente duas técnicas na Percussão Ocidental, sendo elas a técnica de Stevens e de Burton. Duas das características mais importantes durante esta aprendizagem dizem respeito às características físicas dos músicos, bem como a importância de um bom aquecimento e alongamento antes da performance musical. Durante este trabalho, são abordados diversos subtemas dentro desta temática, como a importância da técnica a 4 baquetas e a forma de ensino das mesmas, lesões e o impacto físico da técnica nos percussionistas, bem como a importância da ergonomia dos instrumentos para melhorar a qualidade de saúde nos músicos. Para além disso, foi realizado um projeto de investigação com alunos da Academia de Artes de Valongo, que estão a aprender a técnica a 4 baquetas, tendo sido estudados alguns aspetos físicos e a forma como a corpo evolui ao longo de uma aula de 45 minutos a tocar peças com esta técnica. Para além disso, é feita uma pesquisa sobre o impacto que o aquecimento tem nesta técnica e de que forma a rentabilidade da aula é afetada numa aula com e sem aquecimento. Como forma de recolher informação relacionada com a prática, foram aplicados questionários a docentes com vários anos de serviço e experiência com o ensino a 4 baquetas ou com alunos que tiveram lesões, com diversas perguntas sobre este tema. Estes questionários permitiram obter diversas opiniões sobre o ensino da técnica a 4 baquetas e sobre como lidaram com o surgimento de lesões. Não obstante, e paralelamente ao trabalho de investigação, o trabalho inclui uma secção com a Prática de Ensino Supervisionado realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, com vista ao desenvolvimento dos conhecimentos e de novas metodologias de ensino, a adotar num futuro profissional.
Abstract: Learning the 4-stick technique is an important stage in a percussionist's career and evolution, and most percussion studies and/or pieces focus on perfecting this technique. Currently, there are two main techniques used in Western Percussion, the Stevens technique and the Burton technique. Two of the most important features during this learning process concern the physical characteristics of the musicians, as well as the importance of a good warm-up and stretching before the musical performance. During this work, various sub-themes within this theme are addressed, such as the importance of the 4-stick technique and how to teach it, injuries and the physical impact of the technique on percussionists, as well as the importance of instrument ergonomics to improve the quality of health in musicians. In addition, a research project was carried out with students from the Valongo Arts Academy, who are learning the 4-stick technique, studying some physical aspects and how the body evolves during a 45-minute lesson playing pieces with this technique. In addition, research is carried out into the impact that warm-up has on this technique and how the profitability of the lesson is affected in a lesson with and without warm-up. In order to gather information related to practice, questionnaires were administered to teachers with several years of service and experience teaching with 4 sticks or with students who have had injuries, with various questions on this subject. These questionnaires made it possible to obtain different opinions about teaching the 4-stick technique and how they dealt with injuries. Nevertheless, alongside the research work, the work includes a section on the Supervised Teaching Practice carried out at the Castelo de Paiva Music Academy, with a view to developing knowledge and new teaching methodologies to be adopted in a future professional career.

Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Técnica a 4 baquetas Impacto físico Exercícios técnicos Aquecimento Arrefecimento Four mallet technique Physical impact Technical exercices Warm up Muscle cooling

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue