Repository logo
 
Publication

Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade

dc.contributor.authorMunari, Giovana Dewes
dc.contributor.authorRezende, Edson José Carpintero
dc.date.accessioned2019-06-21T00:16:53Z
dc.date.available2019-06-21T00:16:53Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : The latest demographic census conducted in Brazil reports that approximately 24% of the population has some type of disability - most of them are visually impaired. Considering that 60% of this amount did not even complete elementary educa_on, although there are policies that guarantee access to Education, this ar_cle investigates how Design can contribute to improve the images in the teaching materials made available, in order to increase access to information. In a qualitative way and through a semistructured script, designers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo were interviewed. In the first analysis, it was concluded that there is a gap between training and professional practice, which interferes with the production of accessible images.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6567
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectLivro didáticopt_PT
dc.subjectAccessibilitypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.subjectTextbookpt_PT
dc.titlePercepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidadept_PT
dc.title.alternativePerceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institutionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage6pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artespt_PT
oaire.citation.volumeXII, nº 23pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Munari, Giovana, e outro.pdf
Size:
758.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: