Publication
Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade
dc.contributor.author | Munari, Giovana Dewes | |
dc.contributor.author | Rezende, Edson José Carpintero | |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T00:16:53Z | |
dc.date.available | 2019-06-21T00:16:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O último censo demográfico realizado no Brasil informa que aproximadamente 24% da população possui algumtipo de deficiência - a maioria, deficiência visual. Considerando que 60% desse quantitativo sequer completou o ensino fundamental embora existam políticas que garantam o acesso à Educação, este artigo investiga como o Design pode contribuir para melhorar as imagens nos materiais didáticos disponibilizados, de modo a ampliar o acesso à informação. De cunho qualitativo e por meio de roteiro semiestruturado, foram entrevistados designers do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Em primeira análise, concluiu-se que há uma lacuna entre a formação e a prática profissional, o que interfere na produção de imagens acessíveis. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT : The latest demographic census conducted in Brazil reports that approximately 24% of the population has some type of disability - most of them are visually impaired. Considering that 60% of this amount did not even complete elementary educa_on, although there are policies that guarantee access to Education, this ar_cle investigates how Design can contribute to improve the images in the teaching materials made available, in order to increase access to information. In a qualitative way and through a semistructured script, designers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo were interviewed. In the first analysis, it was concluded that there is a gap between training and professional practice, which interferes with the production of accessible images. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MUNARI, Giovana Dewes ; REZENDE, Edson José Carpintero (2019) - Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos: Reflexões sobre possibilidades acessíveis para pessoas com deficiência visual em uma instituição brasileira de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-6. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646 - 9054 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/6567 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | IPCB. ESART | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://convergencias.esart.ipcb.pt | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Design | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidade | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Imagem | pt_PT |
dc.subject | Livro didático | pt_PT |
dc.subject | Accessibility | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Image | pt_PT |
dc.subject | Textbook | pt_PT |
dc.title | Percepções dos designers sobre imagens em livros didáticos : reflexões sobre possibilidade | pt_PT |
dc.title.alternative | Perceptions of designers over images in textbooks : reflections on accessible possibilities for people with visual impairment in a Brazilian teaching institution | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 6 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes | pt_PT |
oaire.citation.volume | XII, nº 23 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |