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O papel da família e da escola inclusiva num percurso de desenvolvimento resiliente : um estudo de caso

dc.contributor.authorSousa, Maria Eugénia Gonçalves de
dc.date.accessioned2012-03-09T17:05:38Z
dc.date.available2012-03-09T17:05:38Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionTrabalho de Projecto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstractO propósito deste Trabalho de Projecto é a compreensão e a análise da influência dos contextos relacionais e escolares no percurso desenvolvimental de um jovem, após a vivência de uma primeira infância marcada pela adversidade e pela negligência. O objecto de Estudo é um individuo do género masculino com quinze anos, que frequentava a Escola Básica no ano de realização desta pesquisa (2009/2010), e que tivemos oportunidade de conhecer, enquanto professora. A questão que gera a nossa pesquisa é compreender de que forma as vivências cognitivas e relacionais presentes nos percursos de aprendizagem podem colmatar as dificuldades vivenciadas durante a primeira infância. Nesse sentido, tivemos como preocupação ouvir e valorizar os intervenientes mais significativos na sua história de vida, particularmente os pais adoptivos e alguns dos elementos da comunidade escolar. Salientamos a importância decisiva do processo de inclusão escolar, no percurso de vida do sujeito em análise. O suporte conceptual nuclear da nossa pesquisa foi o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner que nos permitiu examinar, simultaneamente, aspectos do individuo em desenvolvimento, aspectos do contexto imediato e histórico, os processos interactivos que vinculam os dois e promovem o próprio desenvolvimento. O conceito de resiliência assumiu também um suporte significativo na compreensão do percurso desenvolvimental de sucesso do nosso sujeito. Trata-se de um estudo de caso, de carácter descritivo e exploratório. A análise dos resultados obtidos mostrou que a identificação e o acompanhamento precoce e progressivo de crianças com problemas de desenvolvimento, permitirá o sucesso das intervenções a realizar. Podemos, assim, evidenciar o papel fulcral do contexto familiar e de toda a rede de suporte extra-familiar evidenciada por várias estruturas no percurso de resiliência do nosso sujeito.por
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Eugénia Gonçalves de (2011) - O papel da família e da escola inclusiva num percurso de desenvolvimento resiliente : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 234 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1202
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectUrie Bronfenbrennerpor
dc.titleO papel da família e da escola inclusiva num percurso de desenvolvimento resiliente : um estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopor
oaire.citation.endPage234por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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