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O papel da família e da escola inclusiva num percurso de desenvolvimento resiliente : um estudo de caso
dc.contributor.author | Sousa, Maria Eugénia Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2012-03-09T17:05:38Z | |
dc.date.available | 2012-03-09T17:05:38Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description | Trabalho de Projecto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor. | por |
dc.description.abstract | O propósito deste Trabalho de Projecto é a compreensão e a análise da influência dos contextos relacionais e escolares no percurso desenvolvimental de um jovem, após a vivência de uma primeira infância marcada pela adversidade e pela negligência. O objecto de Estudo é um individuo do género masculino com quinze anos, que frequentava a Escola Básica no ano de realização desta pesquisa (2009/2010), e que tivemos oportunidade de conhecer, enquanto professora. A questão que gera a nossa pesquisa é compreender de que forma as vivências cognitivas e relacionais presentes nos percursos de aprendizagem podem colmatar as dificuldades vivenciadas durante a primeira infância. Nesse sentido, tivemos como preocupação ouvir e valorizar os intervenientes mais significativos na sua história de vida, particularmente os pais adoptivos e alguns dos elementos da comunidade escolar. Salientamos a importância decisiva do processo de inclusão escolar, no percurso de vida do sujeito em análise. O suporte conceptual nuclear da nossa pesquisa foi o Modelo Ecológico do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner que nos permitiu examinar, simultaneamente, aspectos do individuo em desenvolvimento, aspectos do contexto imediato e histórico, os processos interactivos que vinculam os dois e promovem o próprio desenvolvimento. O conceito de resiliência assumiu também um suporte significativo na compreensão do percurso desenvolvimental de sucesso do nosso sujeito. Trata-se de um estudo de caso, de carácter descritivo e exploratório. A análise dos resultados obtidos mostrou que a identificação e o acompanhamento precoce e progressivo de crianças com problemas de desenvolvimento, permitirá o sucesso das intervenções a realizar. Podemos, assim, evidenciar o papel fulcral do contexto familiar e de toda a rede de suporte extra-familiar evidenciada por várias estruturas no percurso de resiliência do nosso sujeito. | por |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria Eugénia Gonçalves de (2011) - O papel da família e da escola inclusiva num percurso de desenvolvimento resiliente : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 234 f. Dissertação de Mestrado. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1202 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Resiliência | por |
dc.subject | Urie Bronfenbrenner | por |
dc.title | O papel da família e da escola inclusiva num percurso de desenvolvimento resiliente : um estudo de caso | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
oaire.citation.endPage | 234 | por |
oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |