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Videojogos : as representações dos pais sobre as práticas dos filhos.

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As novas tecnologias e o novo conceito de família são fatores que influenciam o desenvolvimento das crianças. Tecnologias como os videojogos chamam a atenção das crianças, que passam algum tempo a jogar, sem que os pais, por vezes, se apercebam que isso acontece. Segundo alguns autores, como Pereira (2007) e Gouveia (2008), os pais não colocam barreiras a esta nova atividade, deixando os seus filhos jogarem o jogo que querem durante o tempo que querem. Alguns pais ainda não têm consciência dos efeitos dos videojogos e da informação que estes transmitem aos seus filhos. Este estudo não pretende analisar o conteúdo dos videojogos, nem analisar os pais no que se refere à educação dos seus filhos. Pretende apenas analisar e interpretar a representação que os pais têm sobre o tempo de jogo em videojogos, dos seus filhos com idade de frequentar o 1.ºCiclo. Este trabalho apresenta a tipologia dos videojogos mais frequentemente utilizados, quais as suas potencialidades, a sua influência no desenvolvimento das crianças, tanto a nível cognitivo como a nível físico, o tempo que as crianças passam a jogar videojogos e as diferenças de género no que se refere à utilização de videojogos. Para conhecer a representação dos pais em relação ao tempo que as crianças passam a jogar videojogos durante a semana e durante o fim de semana, em relação à importância que atribuem aos videojogos no desenvolvimento das crianças e, ainda, quanto à opção das crianças entre a prática de videojogos e a prática de atividades físicas, utilizámos um questionário. O questionário foi entregue a 163 pais de três escolas, com idade compreendida entre os 6 e os 10 anos. Os dados obtidos permitiram-nos verificar que: • Os pais ainda não têm uma noção concreta da influência dos videojogos no desenvolvimento dos seus filhos. • As crianças jogam mais ao fim de semana, sendo os rapazes quem mais joga. • A maioria das crianças joga até uma hora, tanto no fim de semana como durante a semana. • No fim de semana a idade é um fator de influência no tempo de jogo, sendo as idades de 8, 9 e mais de 9 anos, as que mais influenciam os resultados. • Para os pais, se os seus filhos tivessem que escolher entre jogar videojogos ou praticar atividade física, os videojogos não seriam selecionados.

Description

Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Keywords

Videojogos Desenvolvimento Tempo de jogo Atividade física

Pedagogical Context

Citation

COIMBRA, Sílvia Manuela Cardoso (2012) – Videojogos : As representações dos pais sobre as práticas dos filhos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 60 f. Dissertação de Mestrado.

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