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Os Romanzen para violino e orquestra de L. v. Beethoven : análise comparativa entre performances

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorTrindade, Augusto Daniel de Oliveira
dc.contributor.advisorPinho, José Francisco Bastos Dias de
dc.contributor.authorJúnior, José Jonas Gondim Farias
dc.date.accessioned2017-03-17T00:17:37Z
dc.date.available2017-03-17T00:17:37Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEsta dissertação tem como foco principal a comparação entre interpretações dos Romanzen para violino e orquestra de Ludwig van Beethoven. Neste caso particular, os materiais utilizados foram gravações visuais e compactos discos. O objetivo desta investigação é compreender os diferentes modelos de se interpretar as escolhas de cada intérprete e, consequentemente influenciar a nossa maneira de interpretar os Romanzen. Importa referir que os intérpretes são de escolas violinísticas distintas e que suas gravações estão afastadas por anos, sendo interpretações dos séculos XX e XXI. No desenvolvimento da comparação foi adotada uma análise estilística de elementos musicais (duração e andamento, vibrato, articulações e sonoridade), aplicada às interpretações, de maneira a retirar segmentos que permitem um entendimento interpretativo de cada interpretação. Deste modo, é possível chegar a considerações eloquentes e estruturas de cada intérprete, escolhidas junto com suas visões performativas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The main focus of this dissertation is the comparisons between interpretations of L.V. Beethoven's Romanzen for violin and orchestra. In this particular case, the material used was video recordings and compact discs. The aim of this research is to understand the different interpretative models, the individual choices of each performer and, consequently, to exhibit our own way of interpreting the Romanzen. It is important to note that the interpreters belong to different violin schools and that their recordings are years apart, encompassing the 20th and the 21st century. In the elaboration of these comparisons, the approach taken was that of an aesthetic analysis of musical elements (duration and tempo, vibrato, articulation and sonority) applied to interpretations, by using segments that allow for an interpretative understanding of each performer. Thusly, coherent conclusions and structures for each interpreter are revealed, along with their performative vision.pt_PT
dc.identifier.tid201681587
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5466
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBeethovenpt_PT
dc.subjectRomanzen para violino e orquestrapt_PT
dc.subjectComparação de performancespt_PT
dc.subjectProcesso criativopt_PT
dc.subjectRomanzen for violin and orchestrapt_PT
dc.subjectPerformance comparisonspt_PT
dc.subjectCreative processpt_PT
dc.titleOs Romanzen para violino e orquestra de L. v. Beethoven : análise comparativa entre performancespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Violinopt_PT

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