Repository logo
 
Publication

Aspetos técnicos a implementar para o desenvolvimento e consciencialização do aparelho vocal num estudo de caso

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorLourenço, Gonçalo Nuno Moreno Risso Damásio
dc.contributor.authorMagalhães, Marta Isabel Aguiar
dc.date.accessioned2020-02-11T14:58:49Z
dc.date.available2020-02-11T14:58:49Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2020
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente trabalho pretende abordar os principais aspetos técnicos a ter para um bom desenvolvimento e consciencialização do aparelho vocal num estudo de caso. Está estruturado em três capítulos principais. O primeiro expõe a metodologia usada, baseada na teoria de aprendizagem por modelagem de Albert Bandura. O segundo capítulo faz referência aos principais aspetos fisiológicos e técnicos da produção vocal. Por fim, no terceiro capítulo, são abordados os vários aspetos técnicos essenciais à voz e ao seu desenvolvimento, bem como a estruturação da consciencialização técnica. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de uma aluna de educação vocal, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, recorrendo a imitação de gestos e a sua transcrição simbólica escrita nas partituras.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present work intends to address the main technical skills for a good development and awareness of the vocal apparatus in a case study. It’s structured in three main chapters. The first one introduce the methodology used, based on the theory of learning by modeling of Albert Bandura. The second chapter refers to the main physiological and technical skills of vocal production. Finally, the third chapter, are described the various technical skills essential to voice and its development, as well as technical awareness of the case study. This approach was applied in the individual classes of a vocal education student, within the scope of the Supervised Teaching Practice, using the imitation of gestures and their symbolic transcription written in the scores.pt_PT
dc.identifier.tid202439402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6922
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria de aprendizagem por modelagempt_PT
dc.subjectBandurapt_PT
dc.subjectConsciencialização técnicapt_PT
dc.subjectSimbologia técnicapt_PT
dc.subjectImitação de gestospt_PT
dc.subjectTheory of learning by modeling,pt_PT
dc.subjectTechnical awarenesspt_PT
dc.subjectTechnical symbologypt_PT
dc.subjectImitation of gesturespt_PT
dc.titleAspetos técnicos a implementar para o desenvolvimento e consciencialização do aparelho vocal num estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marta Magalhaes(17).pdf
Size:
8.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: