Repository logo
 
Publication

Estratégias construtivistas no processo de ensino–aprendizagem do Piano

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.authorCelis, Evandra Catarina Martins Teixeira Esteves
dc.date.accessioned2018-08-03T18:37:34Z
dc.date.available2018-08-03T18:37:34Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório consta de duas partes. A primeira é uma reflexão sobre a experiência adquirida durante os meus anos de vida docente a lecionar as disciplinas de piano e prática de conjunto. A segunda consiste num projeto de investigação que desenvolvi durante o ano letivo 2016-2017 sob o título Estratégias construtivistas no processo de ensino–aprendizagem do Piano. O projeto pretendeu identificar estratégias construtivistas pertinentes para o ensino e a aprendizagem do Piano, baseadas na teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e a sua aplicação a nível prático tendo como base a investigação sobre Aprendizagem simultânea de Paul Harris. De forma específica pretendi desenvolver o conceito de audiação num grupo de alunos através de exercícios preparatórios à abordagem de uma peça, um trabalho pedagógico antes de entregar fisicamente a partitura da peça ao aluno. Tendo lecionado durante 9 anos no Reino Unido constatei que as metodologias de ensino eram diferentes das de Portugal em vários aspetos mas, principalmente, no tipo de músico que se pretende formar. Considero a metodologia britânica mais ligada às mais recentes pesquisas sobre aprendizagem em geral e sobre aprendizagem musical em particular, pelo que surgiu a ideia de aplicar várias dessas metodologias na minha atividade docente em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The following report is organized in two sections. The first section is a reflection on my years of professional experience teaching the piano and ensemble classes. The second part is the result of a research that I did during the academic year 2016-2017 under the title Constructivist strategies in the process of teaching and learning the Piano. The purpose of the project was to identify applicable constructivist strategies for the teaching and learning of the Piano, based on Gordon´s Music learning theory and its application at a practical level as proposed by Paul Harris´s Simultaneous Learning. More specifically I tried to develop Gordon´s concept of audiation in a group of students through the realization of preliminary exercises prior the actual learning of a piece. Having taught in the United Kingdom for 9 years, I realized that the teaching methodologies were different to the Portuguese ones in various aspects but particularly in the type of musician each system wishes to develop. I consider British methodologies closer to the most recent research on learning in general and musical learning in particular, fact which triggered the idea of applying some of these methodologies in my teaching activity in Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid201962500
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6162
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino transmissivopt_PT
dc.subjectConstrutivismo no ensino da músicapt_PT
dc.subjectEstudantes do ensino especializado em músicapt_PT
dc.subjectTeoria de aprendizagem musicalpt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagem do piano.pt_PT
dc.subjectSimultaneous learningpt_PT
dc.subjectTransmissive teachingpt_PT
dc.subjectConstructivism in music educationpt_PT
dc.subjectStudents of specialized music educationpt_PT
dc.subjectMusic learning theorypt_PT
dc.subjectPiano teaching and learningpt_PT
dc.titleEstratégias construtivistas no processo de ensino–aprendizagem do Pianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Evandra Celis(18).pdf
Size:
2.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: