Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Azeiteiro(18) - 1.pdf1.54 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, desenvolvido na ACAPO, cujo tema é “metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical”. A primeira parte irá contemplar a caracterização da cidade de Leiria e da SAMP, bem como os objetivos, planificações e reflexões acerca do estágio realizado. A segunda parte terá como foco o projeto desenvolvido na ACAPO, que teve como objetivo de trabalho a adaptação de estratégias a utilizar num coro constituído por pessoas com deficiência visual. O enquadramento teórico será feito com a caracterização da deficiência visual, a apresentação da instituição onde foi realizado o projeto (ACAPO), os pedagogos musicais cujas metodologias serviram de base à planificação das estratégias (Dalcroze e Suzuki) e a parte explicativa da metodologia utilizada e do plano de ação. Para terminar, haverá a apresentação e análise dos dados seguindo-se das perspetivas futuras e uma reflexão final.
Abstract : The presented report, themed "Methodologies and strategies to be used in a class of blind students of musical initiation", focuses on the subject “Prática de Ensino Supervisionada”, lectured at Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) and subject “Projeto de Ensino Artístico”, developed at Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). The first part will contemplate the characterization of the city of Leiria and SAMP, as well as the objectives, planning and reflections about the professional internship realized. The second part will focus on the project developed at ACAPO, which objective was the adaptation of strategies to be used in a chorus composed by people with visual impairments. The theoretical framework will address the characterization of the visual impairment, the presentation of the institution where the project was approached (ACAPO), the musical pedagogues whose methodologies served as a basis for the strategies planning (Dalcroze and Suzuki) and the explanation of the methodology used and the action plan. Finally, the presentation and analysis of the data will be followed by future perspectives and a final reflection.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.

Keywords

Coro Deficiência visual Ensino de música Inclusão social Choir Visual impairment Music teaching Social inclusion

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue