Repository logo
 
Publication

Metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.advisorQuelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires
dc.contributor.authorAzeiteiro, Ana Raquel Assunção
dc.date.accessioned2019-02-12T12:10:40Z
dc.date.available2019-02-12T12:10:40Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, desenvolvido na ACAPO, cujo tema é “metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical”. A primeira parte irá contemplar a caracterização da cidade de Leiria e da SAMP, bem como os objetivos, planificações e reflexões acerca do estágio realizado. A segunda parte terá como foco o projeto desenvolvido na ACAPO, que teve como objetivo de trabalho a adaptação de estratégias a utilizar num coro constituído por pessoas com deficiência visual. O enquadramento teórico será feito com a caracterização da deficiência visual, a apresentação da instituição onde foi realizado o projeto (ACAPO), os pedagogos musicais cujas metodologias serviram de base à planificação das estratégias (Dalcroze e Suzuki) e a parte explicativa da metodologia utilizada e do plano de ação. Para terminar, haverá a apresentação e análise dos dados seguindo-se das perspetivas futuras e uma reflexão final.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The presented report, themed "Methodologies and strategies to be used in a class of blind students of musical initiation", focuses on the subject “Prática de Ensino Supervisionada”, lectured at Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) and subject “Projeto de Ensino Artístico”, developed at Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). The first part will contemplate the characterization of the city of Leiria and SAMP, as well as the objectives, planning and reflections about the professional internship realized. The second part will focus on the project developed at ACAPO, which objective was the adaptation of strategies to be used in a chorus composed by people with visual impairments. The theoretical framework will address the characterization of the visual impairment, the presentation of the institution where the project was approached (ACAPO), the musical pedagogues whose methodologies served as a basis for the strategies planning (Dalcroze and Suzuki) and the explanation of the methodology used and the action plan. Finally, the presentation and analysis of the data will be followed by future perspectives and a final reflection.pt_PT
dc.identifier.tid202168697
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6389
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCoropt_PT
dc.subjectDeficiência visualpt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectChoirpt_PT
dc.subjectVisual impairmentpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectSocial inclusionpt_PT
dc.titleMetodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Música – Formação Musical e Classe de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Azeiteiro(18) - 1.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: