ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Afonso, Maria Margarida de Carvalho da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetistaPublication . Barbosa, Ricardo Manuel da Silva; Afonso, Maria Margarida de Carvalho da Silva; Vilela, Alexandre José de BritoO presente relatório descreve uma investigação que analisou a relação entre o canto e a prática do trompete, pela sua simetria de funcionamento e de produção de som, onde se procurou identificar ideologias e metodologias utilizadas pelos cantores que poderão ser utilizados pelos trompetistas, com vista a um maior e melhor desenvolvimento tanto ao nível técnico como ao nível musical. O desenvolvimento musical dos instrumentistas de metal, e particularmente dos trompetistas, através da técnica vocal é um mecanismo viável, uma vez que o processo de produção de som do cantor e do instrumentista, é similar. Neste sentido, procura-se investigar se o canto pode ser utilizado como ferramenta de desenvolvimento, tanto no foro técnico como musical, e quais as melhores estratégias para o fazer. Quanto à investigação, esta divide-se em três fases. Na primeira, ocorre uma análise e fundamentação teórica com base em trabalhos de autores e pedagogos de referência. Num segundo momento, é apresentado um breve capítulo onde exponho resumidamente as estratégias/metodologias baseadas no canto, desenvolvidas pelo professor cooperante em contexto de sala de aula, observadas no estágio profissional, realizado no Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão. Na última fase é divulgado o questionário "Técnica vocal como estratégia de desenvolvimento do trompetista", que conta com as respostas de trompetistas de todo o país e as análises dos resultados obtidos. Em forma de conclusão, é apresentada uma síntese final que engloba as principais perceções dos capítulos abordados, centrada na problemática abordada.