ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Aguiar, Adeiano Augusto Martins da Rocha Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A primeira abordagem à música contemporânea no Curso Básico de Contrabaixo: Técnicas estendidas como estratégias pedagógicasPublication . Pascoal, Fábio Miguel Costa; Aguiar, Adeiano Augusto Martins da Rocha OliveiraO presente Relatório de Estágio divide-se em duas partes. Na primeira parte é apresentado um resumo da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2023/2024 no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA), com as classes de Contrabaixo e de Orquestra de Cordas A (Classe de Conjunto). Além de uma contextualização da cidade de Leiria e do OLCA, é apresentada uma síntese da prática pedagógica que inclui uma listagem dos sumários das aulas, seguido das planificações das aulas lecionadas e das reflexões de todas as aulas assistidas. Na segunda parte encontra-se o projeto de investigação “A primeira abordagem à Música Contemporânea no Curso Básico de Contrabaixo: Técnicas Estendidas como estratégias pedagógicas”. Para tal desenvolveu-se um Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) realizado com a classe de contrabaixo do OLCA que pretendeu aferir quais os benefícios da introdução desta linguagem e repertório para os alunos do Curso Básico e, também, perceber se as técnicas estendidas os podem ajudar a resolver problemas técnicos e/ou musicais. Paralelamente, foi realizado um inquérito por questionário que teve como objetivo compreender a relação dos contrabaixistas portugueses com esta linguagem e com as técnicas estendidas e, ainda, perceber qual a opinião dos docentes em relação à introdução de repertório contemporâneo com alunos do 1.º ao 5.º graus. Procurou-se, através da revisão da literatura, apresentar aos alunos diferentes informações sobre a temática, nomeadamente explicações sobre as técnicas estendidas do instrumento. Para a implementação do PIP foram desenvolvidos vários recursos didáticos, entre os quais 4 MicroEstudos com aspetos característicos desta linguagem. Da análise de resultados, podemos concluir que, durante o Curso Básico de Música, há espaço, relevância e interesse em ensinar repertório contemporâneo que abranja técnicas estendidas com o objetivo de desenvolver, musical, expressiva e criativamente, os alunos.