ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
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Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Aguiar, Adriano Augusto Martins da Rocha Oliveira"
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- A criatividade no ensino de música : estratégias de desenvolvimento da criatividade nas aulas de contrabaixoPublication . Miranda, Júlia Manuela dos Santos; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Aguiar, Adriano Augusto Martins da Rocha OliveiraA presente obra trata-se de uma investigação-ação, cujo objetivo é precisamente melhorar a prática pedagógica, apoiando-se em ações de observação, reflexão, planificação e aplicação de novas estratégias, no contexto prático da sala de aula. Fundamentalmente, procurou-se estabelecer estratégias que permitam fomentar a criatividade no ensino de música, especificamente nas aulas de contrabaixo, num contexto de improvisação e composição em grupo. Neste sentido, explora-se igualmente a pedagogia de orientação para uma aprendizagem criativa, objetivando uma aprendizagem cada vez mais significativa e otimizada. No âmbito desta investigação criou-se o projeto Oficina de Experimentação Musical, integrado na disciplina de instrumento – contrabaixo, um espaço aberto para a prática da improvisação e composição em grupo. Acompanhou-se o processo criativo de um grupo de três alunos do 5º ano, que produziram um trio para contrabaixos intitulado Peça sobre o oceano, com três variações, e várias pequenas peças de música concreta. Durante o período de investigação foi decretado o encerramento das escolas devido à pandemia por Covid-19. Optou-se por continuar o projeto com a exploração de música concreta na tentativa de ultrapassar as dificuldades inerentes à inexistência de contrabaixos nos domicílios dos alunos. Os resultados práticos das sessões foram analisados pela perspetiva do Modelo do Desenvolvimento Musical de Swanwick e por um Teste de Pensamento Criativo de Torrance adaptado para a avaliação das ideias musicais, permitindo obter informações quanto ao desenvolvimento musical criativo dos alunos. Realizou-se também uma entrevista aos três alunos, que informou acerca do impacto das estratégias utilizadas e dos problemas que à primeira vista não eram identificáveis
- A criatividade, improvisação e tecnologias da música moderna como elementos motivacionais no ensino do contrabaixo em PortugalPublication . Martins, Luís Filipe Canelas; Aguiar, Adriano Augusto Martins da Rocha OliveiraO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, variante de Instrumento (contrabaixo) e Música de Conjunto orientado pelo Doutor Adriano Aguiar, docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pela Mestre Cooperante Cátia Góis Santandreu, docente no Conservatório Regional de Setúbal. Trata-se de uma reflexão da prática pessoal, onde foram introduzidos para além dos conteúdos programáticos da escola, novos elementos como a criatividade, a improvisação e a tecnologia multimédia musical no ensino de Contrabaixo no Conservatório Regional de Setúbal onde leciono. Nesta disciplina estão inscritos quatro alunos que frequentam o 1º, 2º, 3º e 5º grau do ensino básico articulado. Este trabalho foi desenvolvido durante a prática do ensino do instrumento no ano letivo de 2021/2022, onde se refletiram aspetos relacionados com a prática do ensino do contrabaixo tomando em consideração os elementos físicos, os recursos, os métodos, o programa curricular, as planificações das aulas, os critérios de avaliação, as atividades extracurriculares e a tomada de consciência em escolher os elementos mais importantes à motivação e evolução académica dos alunos. Para desenvolver este trabalho e aplicar os novos elementos extraprograma como a criatividade, improvisação e tecnologia multimédia para complementar a pedagogia do ensino do contrabaixo atrás referida, foi escolhido um aluno-chave do 1º Grau X do ensino articulado, em virtude de apresentar as características necessárias aos resultados pretendidos e de não ter quaisquer conhecimentos anteriores do instrumento e da sua pedagogia. É hoje reconhecido que o ensino instrumental tem muito a lucrar com as práticas criativas, onde se inclui a improvisação, permitindo uma maior integração, pois desenvolvem mais facilmente o discurso musical e a sua apreensão. Tocar um instrumento, conforme resulta da evidência científica, constitui um ato humano de grande complexidade. Implica, desde logo, a mobilização de um conjunto de várias competências em sincronia: auditivas, expressivas, motoras, performativas e de prática de leitura. Este facto obriga a um elevado esforço de estudo e prática individual com inúmeras repetições, persistência e vontade de corrigir o erro. Para além disto, o estudante de um instrumento musical enfrenta ainda grande ansiedade pela exposição pública em audições e concertos. Este conjunto de competências e dificuldades é, assim, bem elucidativo da importância da motivação na aprendizagem de um instrumento musical. O presente estudo tem como objetivo propor estratégias de motivação na aprendizagem de um instrumento musical em alunos do Ensino Básico Articulado, do CRS, tendo por base um questionário a professores e alunos, e a perspetiva de algumas teorias, do desenvolvimento e processos geradores da improvisação, da criatividade e da autodeterminação. Para tal, importa destacar o papel da improvisação e do apoio das tecnologias multimédia no desenvolvimento da criatividade e entusiasmo dos alunos. Para avaliar o nível de motivação, será utilizada a versão portuguesa de um instrumento de medida multidimensional, construído sob a perspetiva da Teoria da autodeterminação: o Intrinsic Motivation Inventory. Os participantes são 4 alunos de contrabaixo do Conservatório Regional de Setúbal, com idades compreendidas entre os dez e os catorze anos.