ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by advisor "Agostinho, Clotilde Nunes Alves"
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- Rendimento escolar e competências socioemocionais em crianças oriundas de famílias multiproblemáticasPublication . Esteves, Maria Miguel Alves; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Agostinho, Clotilde Nunes AlvesAs famílias multiproblemáticas caraterizam-se por um vasto conjunto de problemas complexos e graves em variadas áreas da sua vida, com consequências nos diferentes elementos que as compõem. As crianças oriundas de famílias multiproblemáticas estão expostas a múltiplos fatores de risco, aumentando a probabilidade de comprometer o seu desenvolvimento. Estas são mais propensas a apresentar dificuldades de aprendizagem, insucesso escolar, fraco funcionamento cognitivo, baixa autoestima, dificuldades de adaptação à escola, insegurança e fracas competências socioemocionais (Sousa et al., 2007). A escola, enquanto contexto de desenvolvimento, aprendizagem e socialização assume um papel fundamental, em colaboração com a família, na proteção destas crianças e na promoção do seu desenvolvimento integral. O presente trabalho de projeto, intitulado rendimento escolar e competências socioemocionais em crianças oriundas de famílias multiproblemáticas, resulta de uma investigação realizada num agrupamento de escolas de uma localidade da “raia”, junto à fronteira com Espanha. Os seu principais objetivos são analisar o rendimento escolar e o comportamento socioemocional em crianças oriundas de famílias multiproblemáticas; identificar e analisar os tipos de dificuldades de aprendizagem e de comportamentos socioemocionais nas crianças oriundas de famílias multiproblemáticas; analisar o impacto dessas dificuldades e desses comportamentos no rendimento escolar e identificar as estratégias adotadas pela escola para dar resposta às dificuldades manifestadas por este grupo de crianças. Do ponto de vista metodológico, optou-se por um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas realizadas aos professores, inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação e focusgroup com as crianças. Os participantes foram 9 crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 10 anos, os respetivos Pais/Encarregados de Educação e os docentes. A análise dos resultados obtidos revela que as crianças apresentam dificuldades em algumas disciplinas, sobretudo as que mobilizam competências concetuais mais complexas como é o caso do português e da matemática, assim como alguns comportamentos reveladores de dificuldades de atenção/concentração, hiperatividade, impulsividade… O apoio pedagógico e emocional dos professores das turmas, do professor do Ensino Especial e do Psicólogo, tem contribuído para uma melhoria progressiva das aprendizagens e das competências socioemocionais das crianças. As relações interpessoais estabelecidas no contexto escolar têm permitido transmitir-lhe sentimentos de segurança e afeto, potenciando competências de regulação socioemocional. Neste sentido, apresentamos uma proposta de intervenção que tem como objetivos: promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças oriundas de famílias multiproblemáticas; compreender a perspetiva das crianças acerca do papel das competências socioemocionais na sua vida escolar; esclarecer conceitos inerentes às emoções; contribuir para a capacitação destas crianças na resolução de problemas e conflitos socioemocionais e, por fim, desenvolver valores de interajuda, amizade e cooperação.